Siga-nos nas redes

País

Projeto para a cascata do Tahiti no Gerês “desrespeita a paisagem natural” diz o PAN

Publicado

em

 O PAN questionou esta quarta-feira a ministra do Ambiente sobre o projeto que a Câmara Municipal de Terras de Bouro pretende fazer na cascata do Tahiti, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, alegando questões de segurança.

Numa pergunta dirigida à ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, a porta-voz e deputada única do Pessoas-Animais-Natureza (PAN) escreve que “um dos pontos preferidos de visita” deste parque nacional é a cascata da Barja, conhecida como cascata do Tahiti.

O partido refere que o local tem registado alguns acidentes devido às “baixas condições de segurança, proporcionadas pela paisagem e trilho natural” sendo que alguns deles levaram a “perdas humanas”.

No texto, Inês Sousa Real escreve que “sobre o pretexto de aumentar a segurança no acesso à cascata do Tahiti, a autarquia de Terras de Bouro pretende construir vários acessos à mesma, gradeamento, um parque de estacionamento e um amplo miradouro por cima da cascata”.

“Não descurando a importância de se garantir a segurança e proteção dos visitantes desta zona, com um olhar atento às imagens divulgadas deste projeto conseguimos perceber que este não só desrespeita a paisagem natural do local, como vai muito para além da promessa de segurança”, é criticado.

A porta-voz do PAN refere que “apesar desta obra ter merecido a aprovação do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e da Associação Portuguesa do Ambiente (APA), o parecer em questão mereceu uma aprovação favorável condicionada”, salientando que não são conhecidas “as medidas de mitigação que terão de ser aplicadas”.

O partido pede que seja respeitada a natureza e biodiversidade do local e “mais transparência” sobre o projeto da autarquia.

Neste contexto, o PAN quer saber “qual a perspetiva do ICNF sobre o propósito e o objetivo da intervenção” e que medidas de mitigação foram impostas no seu parecer favorável condicionado.

O partido questiona ainda o Governo sobre se o ICNF consegue “garantir que o objetivo de trazer mais segurança aos visitantes” será assegurado com a intervenção em causa e que “medidas de prevenção foram ou estão a ser tomadas junto dos visitantes deste local, de forma a garantir que são observadas regras de segurança e que são conhecidos os perigos desta zona, de forma a minimizar o número de acidentes”.

Inês Sousa Real quer também saber que avaliação foi feita sobre os impactos deste projeto e se existe algum plano de socorro e resgate que contemple a atual disposição da cascata e respetivos acessos, e se foi criado um plano semelhante para a configuração prevista após a intervenção.

A Associação Portuguesa para a Conservação da Biodiversidade (FAPAS) alertou hoje que o projeto para a cascata do Tahiti e a futura instalação de centrais solares e eólicas “ameaçam a integridade” do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Em comunicado, intitulado “Quem quer acabar com o Parque Nacional da Peneda Gerês?”, a FAPAS critica o projeto da Câmara Municipal de Terras de Bouro que prevê a criação de uma estrutura metálica, apoiada em estacas e que servirá de miradouro, e a colocação de gradeamento e de outras intervenções, alegando questões de segurança e o objetivo de melhorar o acesso ao espaço.

O autarca de Terras de Bouro justifica a obra, já adjudicada por 205 mil euros, com a necessidade de prevenir os acidentes que anualmente ocorrem na Cascata da Barja, conhecida como cascata do Tahiti, e onde a autarquia quer proibir os banhos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 9 horas

Bombeiros Voluntários de Famalicão lembram que “atividades normais” foram mantidas para além do combate aos incêndios

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão divulgaram, esta quinta-feira, uma “carta aberta aos seus familiares e amigos” onde registam o trabalho...

Desportohá 10 horas

Enea Mihaj diz que ambição é essencial para o FC Famalicão voltar às vitórias

Com a aproximação de mais um desafio, o FC Famalicão já se encontra preparado para a deslocação a casa do...

Paíshá 11 horas

Incêndios: Área ardida ultrapassa os 121 mil hectares

A área ardida em Portugal continental desde domingo ultrapassa os 121 mil hectares, segundo o sistema europeu Copernicus, que mostra...

Desportohá 12 horas

Famalicão: Trail Mosteiro de Arnoso realiza-se a 06 de outubro

A Associação Quebraritmo de Famalicão leva a cabo, no dia 06 de outubro, a realização do evento “Trail Mosteiro de...

Bragahá 12 horas

Volvo SELEKT Minho: Oportunidades em usados certificados em Braga e Guimarães

A Volvo Carclasse, em Braga e Guimarães, prepara-se para receber os seus clientes com uma iniciativa especial: o Volvo SELEKT...

Paíshá 12 horas

Governo decreta sexta-feira como dia de luto nacional pelas vítimas dos incêndios

O Governo decretou um dia de luto nacional para sexta-feira pelas vítimas dos incêndios dos últimos dias, uma deliberação aprovada...

Famalicãohá 13 horas

Ciclo de Conferências do Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave decorre a partir de 28 de setembro

Decorre nos dias 28 de setembro e 19 e 23 de outubro a 6.ª edição do Ciclo de Conferências do...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Vermoim teve casa cheia na apresentação da nova edição do “Vamos ao Teatro”

A Freguesia de Vermoim e o Núcleo de Teatro da Associação Cultural de Vermoim apresentou a 11.ª edição da iniciativa...

Regiãohá 14 horas

Local das Quedas de Fervença irreconhecível após fogo que lavrou em Santo Tirso

Depois dos fogos dos últimos dias, a população regista a destruição causada pelas chamas, que consumiram sobretudo área florestal, como...

Famalicãohá 15 horas

Caminhada das Minas passa por Lousado, Esmeriz e Cabeçudos este domingo

A União de Freguesias de Esmeriz e Cabeçudos, em cooperação com a Comissão Social Inter-Freguesias de Lousado, Esmeriz e Cabeçudos...

Arquivo

Mais Vistos