Siga-nos nas redes

País

Projeto para a cascata do Tahiti no Gerês “desrespeita a paisagem natural” diz o PAN

Publicado

em

 O PAN questionou esta quarta-feira a ministra do Ambiente sobre o projeto que a Câmara Municipal de Terras de Bouro pretende fazer na cascata do Tahiti, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, alegando questões de segurança.

Numa pergunta dirigida à ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, a porta-voz e deputada única do Pessoas-Animais-Natureza (PAN) escreve que “um dos pontos preferidos de visita” deste parque nacional é a cascata da Barja, conhecida como cascata do Tahiti.

O partido refere que o local tem registado alguns acidentes devido às “baixas condições de segurança, proporcionadas pela paisagem e trilho natural” sendo que alguns deles levaram a “perdas humanas”.

No texto, Inês Sousa Real escreve que “sobre o pretexto de aumentar a segurança no acesso à cascata do Tahiti, a autarquia de Terras de Bouro pretende construir vários acessos à mesma, gradeamento, um parque de estacionamento e um amplo miradouro por cima da cascata”.

“Não descurando a importância de se garantir a segurança e proteção dos visitantes desta zona, com um olhar atento às imagens divulgadas deste projeto conseguimos perceber que este não só desrespeita a paisagem natural do local, como vai muito para além da promessa de segurança”, é criticado.

A porta-voz do PAN refere que “apesar desta obra ter merecido a aprovação do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e da Associação Portuguesa do Ambiente (APA), o parecer em questão mereceu uma aprovação favorável condicionada”, salientando que não são conhecidas “as medidas de mitigação que terão de ser aplicadas”.

O partido pede que seja respeitada a natureza e biodiversidade do local e “mais transparência” sobre o projeto da autarquia.

Neste contexto, o PAN quer saber “qual a perspetiva do ICNF sobre o propósito e o objetivo da intervenção” e que medidas de mitigação foram impostas no seu parecer favorável condicionado.

O partido questiona ainda o Governo sobre se o ICNF consegue “garantir que o objetivo de trazer mais segurança aos visitantes” será assegurado com a intervenção em causa e que “medidas de prevenção foram ou estão a ser tomadas junto dos visitantes deste local, de forma a garantir que são observadas regras de segurança e que são conhecidos os perigos desta zona, de forma a minimizar o número de acidentes”.

Inês Sousa Real quer também saber que avaliação foi feita sobre os impactos deste projeto e se existe algum plano de socorro e resgate que contemple a atual disposição da cascata e respetivos acessos, e se foi criado um plano semelhante para a configuração prevista após a intervenção.

A Associação Portuguesa para a Conservação da Biodiversidade (FAPAS) alertou hoje que o projeto para a cascata do Tahiti e a futura instalação de centrais solares e eólicas “ameaçam a integridade” do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Em comunicado, intitulado “Quem quer acabar com o Parque Nacional da Peneda Gerês?”, a FAPAS critica o projeto da Câmara Municipal de Terras de Bouro que prevê a criação de uma estrutura metálica, apoiada em estacas e que servirá de miradouro, e a colocação de gradeamento e de outras intervenções, alegando questões de segurança e o objetivo de melhorar o acesso ao espaço.

O autarca de Terras de Bouro justifica a obra, já adjudicada por 205 mil euros, com a necessidade de prevenir os acidentes que anualmente ocorrem na Cascata da Barja, conhecida como cascata do Tahiti, e onde a autarquia quer proibir os banhos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 1 hora

Famalicão: Professor Mário Oliveira é o único português entre os “100 Educator of the Year” da FIDE

Mário Oliveira, ex-professor das Escolas Didáxis de Vale S. Cosme e Riba de Ave, assim como do Colégio do Ave,...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão espera sol e subida das “máximas” para os 22 graus esta quinta-feira

Famalicão espera, esta quinta-feira, um dia de sol e subida dos valores dos termómetros, de acordo com as previsões do...

Bragahá 2 horas

Santos Populares: Já cheira a São João na cidade dos arcebispos

A cidade de Braga está em contagem decrescente para celebrar o seu santo padroeiro, São João, que assinala a despedida...

Barceloshá 4 horas

GNR: Homem de 53 anos detido por posse ilegal de armas em Barcelos

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Braga, através do Posto Territorial de Barcelos, procedeu à detenção de um...

Desportohá 4 horas

Rally de Portugal: Famalicense Pedro Almeida pronto para disputar lugar no ‘top’ nacional

O piloto famalicense Pedro Almeida está pronto para um dos momentos mais importantes desta época competitiva, o Rally de Portugal,...

Mundohá 5 horas

Primeira publicação de Papa Leão nas redes sociais expressou desejo de paz “nos corações” de todas as pessoas e famílias

O Papa Leão XIV decidiu comunicou com os fieis através das redes sociais, recorrendo á conta oficial do papado no...

Póvoa de Varzimhá 6 horas

Póvoa de Varzim: Mulher abordada pela GNR com mais de 500 artigos contrafeitos

O Comando Territorial da Guarda nacional do Porto, através do Posto Territorial de Vila do Conde, constituiu como arguida uma...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Delães em festa para celebrar a Nossa Senhora das Candeias a 24 e 25 de maio

A freguesia de Delães, no concelho de Famalicão, está em festa nos dias 24 e 25 de maio (sábado e...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Carlos Abreu de Castelões ordenado diácono por D. José Cordeiro

Este domingo, a Arquidiocese de Braga deu as boas vindas a quatro novos diáconos, que foram ordenados na Sé Primaz,...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Uma pessoa ferida após colisão rodoviária em Vale S. Martinho

Uma pessoa ficou ferida, na manhã desta quarta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre dois veículos ligeiros, na Avenida...

Arquivo

Mais Vistos