Siga-nos nas redes

País

Portugal procura médicos no Brasil e oferece 2.800 euros por mês e “casa de função”

Publicado

em

A Administração Central do Sistema de Saúde fez publicar no Brasil um anúncio para cativar médicos brasileiros para centros de saúde em zonas de maior carência de médicos de família em Portugal, oferecendo 2.863€/mês e “casa de função”.

Segundo noticia hoje o jornal Público, que cita o anúncio que está a ser divulgado no Brasil, o Ministério da Saúde manifesta-se “interessado em recrutar médicos para os cuidados de saúde primários”, oferecendo-lhes contratos com a duração de três anos em centros de saúde das regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.

A carga horária será de 40 horas semanais, com possibilidade de concentrar a semana de trabalho em quatro dias, e os médicos terão direito a 22 dias úteis de férias, escreve o jornal.

Além da remuneração mensal de 2.863,12 euros ilíquidos (14 meses por ano), mais seis euros de subsídio de refeição por dia e a “possibilidade de realização de trabalho suplementar”, os candidatos terão “um período de integração no posto de trabalho com apoio de um médico do serviço”.

Segundo o anúncio, a “casa de função” será atribuída pela autarquia “na área geográfica limítrofe” do local de trabalho.

Contudo, escreve o Público, os médicos devem ter “o reconhecimento de qualificações estrangeiras” em Portugal e, “preferencialmente, um mínimo de cinco anos de experiência”.

Visitando o ‘blogue’ do Correio Braziliense, o Público escreve que o aviso da ACSS está a ser divulgado através de universidades brasileiras, a quem foi enviado, e que as universidades estão a “replicar” o anúncio pelos “seus ex-alunos” e por “funcionários de hospitais ligados às instituições”.

Ao jornal, o Ministério da Saúde esclareceu que este não é um concurso de recrutamento, mas sim uma manifestação de interesse destinada a potenciais candidatos que reúnam condições para vir trabalhar para Portugal.

A mesma fonte sublinhou que o que se pretende é contratar médicos não especialistas em medicina geral e familiar para assegurarem o atendimento de cidadãos que não têm médico de família atribuído em Portugal – e que eram mais de 1,6 milhões em julho.

Sem adiantar detalhes, em resposta escrita, a ACSS diz ao Público que o anúncio consiste numa “súmula” que “ainda está a ser trabalhada” e através da qual “estão a ser testadas as condições que poderão a vir a ser oferecidas”.

Quanto à remuneração proposta, explica que “tem como referência a prestação de serviços médicos em atendimento em cuidados de saúde primários, para um horário semanal de 40 horas”.

A ACSS destaca igualmente que este “é um processo de contratação de natureza transitória, que visa facilitar o acesso regular das populações a cuidados médicos, enquanto decorre o processo de formação dos necessários especialistas em Medicina Geral e Familiar e a generalização das Unidades de Saúde Familiar (USF) modelo B”.

O problema da falta de médicos de família tem-se agravado nos últimos anos porque está a ocorrer um elevado número de aposentações de especialistas em medicina geral e familiar e porque uma parte dos novos especialistas prefere não ocupar as vagas abertas nas regiões mais carenciadas. Além disso, com a chegada de imigrantes a Portugal, tem crescido o número de inscritos no SNS.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 4 segundos

PSP despede-se de colega no dia de natal após acidente trágico em Miranda do Corvo

A Polícia de Segurança Pública está de luto com o falecimento de Luís Miguel Fernandes Lopes de 46 anos, elemento...

Famalicãohá 1 hora

ATUALIZAÇÃO: Mulher de 90 anos atingida por espelho retrovisor. Condutor está em fuga

A tarde desta quinta-feira ficou marcada pelo atropelamento de uma mulher de 90 anos, na rua da Lameira, na vila...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Sol, céus limpos e temperaturas máximas de 18 graus esta sexta-feira

Famalicão espera um novo dia de sol e céus limpos com temperaturas relativamente altas, de acordo com as previsões do...

Desportohá 3 horas

Liga Revelação: FC Famalicão já conhece o calendário para a Fase de Apuramento de Campeão

A equipa sub-23 do FC Famalicão já ficou a conhecer o seu calendário para a fase de apuramento de campeão...

Famalicãohá 3 horas

Motociclista ferido após despiste na Rua da Agra Nova em Ribeirão

Uma pessoa ficou ferida, na manhã desta quinta-feira, na sequência do despiste de um motociclo, na Rua da Agra Nova,...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Mulher de 90 anos ferida após atropelamento em Joane

Uma mulher de 90 anos foi atropelada, na tarde desta quinta-feira, na Rua Lameiro, em Joane, no concelho de Famalicão....

Economiahá 4 horas

Natal: Portugueses compraram mais produtos nos supermercados do que em 2023. Alimentação representa “maior fatia”

Um estudo de mercado recente, realizado pela Nielsen, coloca em evidência alguns dos hábitos dos consumidores em Portugal. Perante este,...

Famalicãohá 4 horas

Esmeriz e Cabeçudos apresentam o seu 26.º Concerto de Natal este domingo

A união de freguesias de Esmeriz e Cabeçudos convida a comunidade para o seu 26.º Concerto de Natal, que decorre...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Greve dos trabalhadores da Resinorte afetada por decisão do tribunal

A greve dos trabalhadores da Resinorte “não está a ter impactos visíveis” na recolha do lixo, porque o tribunal arbitral...

Paíshá 7 horas

Autoridades desmantelaram rede que introduzia em Portugal cocaína e haxixe

A Guardia Civil desmantelou uma rede internacional que introduziu em Portugal e Espanha “grandes quantidades” de cocaína e haxixe provenientes...

Arquivo

Mais Vistos