Site icon Fama Rádio e Televisão

Portugal prepara corte na energia que irá afetar famílias comércio e indústria

O Governo prepara-se para adotar medidas para cumprir as metas acordadas em Bruxelas, que pediram aos 27 Estados-membros uma “redução de 15%” no consumo total de gás, a partir deste mês, prevendo a possibilidade de um corte “abrupto” no fornecimento de gás da Rússia.

Segundo relatórios do Expresso e do Público, as medidas terão impacto não só nos serviços da Administração Pública, mas também em empresas privadas, comércio, serviços, indústria e consumidores individuais.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



António Costa pediu à Agência de Energia (ADENE) para preparar um “plano de poupança de energia e eficiência hídrica” com medidas detalhadas, metas, objetivos e respetivo impacto, para que Portugal possa cumprir a sua parte do acordo alcançado há uma semana em Bruxelas.

A ADENE espera apresentar o plano ao Governo nas próximas “duas ou três semanas”, disse o presidente da agência, Nelson Lage, ao Expresso, admitindo a possibilidade de ter medidas de poupança energética numa base provisória, semelhantes ao plano espanhol, e outras que possam ser “permanentes”.

Segundo o Público, citando um membro do Governo, apesar do apelo de Bruxelas para uma redução de 15%, Portugal deveria, tal como a Espanha, reduzir o consumo de energia em apenas 7%. Algumas das hipóteses em análise referem-se à utilização de refrigeração nos supermercados, ar condicionado nos centros comerciais e aquecimento nos hotéis, diz o jornal, que acrescenta que também está em curso uma campanha de sensibilização geral para as empresas e famílias.

As medidas propostas que a Agência de Energia está a trabalhar para apresentar ao Governo baseiam-se em sete áreas-chave, nomeadamente edifícios residenciais; comércio e serviços; indústria; administração pública; mobilidade, transportes; formação e qualificação, com vista a melhorar a gestão de recursos, informação e sensibilização.

“Não será apenas uma campanha de sensibilização, haverá medidas centradas nos vários sectores, desde consumidores individuais à indústria”, disse Nelson Lage, antigo conselheiro do Secretário de Estado da Energia, João Galamba.

No início desta semana, numa entrevista ao Jornal das 8 sobre a TVI, o Ministro do Ambiente e Acão Climática, Duarte Cordeiro, afirmou que “os portugueses conseguiram atingir níveis de poupança no consumo de emissões de gases significativos e acima dos objetivos da UE”, pelo que não foram previstas “medidas adicionais” a este respeito.

O ministro apenas acrescentou que o Governo irá adotar um pacote de segurança em Agosto próximo, que poderá incluir “medidas simbólicas que ajudem a sensibilizar o público para o consumo de gás”, sem especificar quais.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version