Site icon Fama Rádio e Televisão

Velocidade de rotação da terra está aumentar. Dia 29 de julho não completou 24 horas

Quebrando o recorde do dia mais curto, a Terra a 29 de Julho completou uma volta completa em 1,59 milissegundos a menos do que o seu tempo normal de 24 horas, segundo um relatório.

O planeta tem vindo recentemente a aumentar a sua velocidade de rotação, uma vez que em 2020 a Terra testemunhou o seu mês mais curto desde a década de 1960, a partir do momento em que foi registado.

Antes disso, a Terra tinha registado o seu dia mais curto a 19 de Julho de 2020, quando completou uma rotação total a menos 1,47 milissegundos do que a duração normal de 24 horas.

A Terra, em 2021 continuou a girar a um ritmo crescente, no entanto, não bateu qualquer recorde.

Uma fase de 50 anos de dias mais curtos pode estar a começar agora mesmo, diz um relatório da Interessing Engineering (IE).

O aumento da velocidade de rotação da Terra foi uma descoberta bastante invulgar para os investigadores, uma vez que a história dita que a velocidade de rotação do nosso planeta está a abrandar em geral, declarou um relatório.

Nos últimos 50 anos, acrescentámos 27 segundos numa tentativa de manter os relógios atómicos globais sob controlo, disse um relatório do The Sun.

Para manter os relógios globais alinhados, foi acrescentado um salto de segundo. Trata-se de um ajustamento de um segundo feito ao Tempo Universal Coordenado.

Os investigadores ainda não sabem a razão do aumento da velocidade de rotação da Terra, mas especulam que os processos nas camadas internas ou externas do núcleo, oceanos, marés, ou mesmo mudanças no clima, podem ser a razão.

Alguns também acreditam que o movimento dos polos geográficos da Terra através da sua superfície, ou a “oscilação do Chandler”, também poderia ser a razão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Exit mobile version