Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Levantamento gradual das restrições já começou. Conheça aqui as novas regras

Publicado

em

O levantamento gradual das restrições em função da vacinação contra a covid-19 já arrancou com regras aplicáveis em todo o território continental, inclusive o limite de horário de encerramento até às 02:00 para restauração e eventos culturais e desportivos.

Entre as medidas gerais que se enquadraram nas três fases deste novo plano está a exigência de certificado digital de vacinação ou teste negativo à covid-19 para restaurantes no interior às sextas-feiras a partir das 19:00 e aos sábados, domingos e feriados durante todo o horário de funcionamento, assim como para viagens por via aérea ou marítima, estabelecimentos turísticos e alojamento local, termas e ‘spas’, casinos e bingos, eventos culturais, desportivos ou corporativos com mais de 1.000 pessoas (em ambiente aberto) ou 500 pessoas (em ambiente fechado) e casamentos e batizados com mais de 10 pessoas.

A primeira fase do plano de levantamento gradual das restrições começa, quando há 57% da população com vacinação completa, e determina o fim da limitação de circulação na via pública que era aplicada, diariamente, entre as 23:00 e as 05:00, aos concelhos de maior risco de incidência de covid-19, assim como a possibilidade dos restaurantes e dos equipamentos culturais e desportivos funcionarem “de acordo com o horário do respetivo licenciamento, com o limite das 02:00, ficando excluído o acesso ao público para novas admissões a partir da 01:00, e de acordo com as regras da Direção-Geral da Saúde (DGS)”.

Nestas medidas de alívio está também a reabertura de bares e outros estabelecimentos de bebidas “sujeitos às regras da restauração”, a que se juntam as discotecas, desde que tenham Classificação das Atividades Económicas (CAE) de bar.

Nesta fase, os restaurantes podem funcionar com o máximo de seis pessoas por mesa no interior e 10 pessoas em esplanadas, os estabelecimentos de comércio a retalho passam a funcionar de acordo com o horário do respetivo licenciamento, o público nos eventos desportivos é permitido com regras a definir pela DGS, os espetáculos culturais com lotação de 66%, os casamentos e batizados com lotação de 50% e os equipamentos de diversão estão autorizados “segundo regras da DGS, em local autorizado pelo município”.

Os bares e as discotecas com CAE de bar que recusem funcionar com as regras da restauração permanecem encerrados até outubro, mês em que todos esses estabelecimentos de diversão noturna devem reabrir, e as festas e romarias populares continuam proibidas este verão, pelo menos até ao final de setembro, por serem um fator de risco “muito acrescido” de transmissão da covid-19, devido às grandes aglomerações, indicou António Costa.

É este o calendário do plano do Governo de levantamento gradual das restrições em função da vacinação:

01 DE AGOSTO

  • Fim da limitação de circulação na via pública a partir das 23:00.
  • Teletrabalho deixa de ser obrigatório e passa a ser recomendado em todo o continente.
  • Restaurantes passam a poder estar abertos até às 2:00 da madrugada, o número máximo de pessoas por grupo passa a ser seis no interior e dez nas esplanadas e os clientes continuam a ter de apresentar certificados de vacinação ou testes negativos à sexta-feira à noite, ao fim de semana e aos feriados.
  • Reabrem equipamentos de diversão, como carrosséis e jogos itinerantes, desde que cumpram as regras da DGS e em local autorizado pelo município.
  • Reabertura dos bares e das discotecas com CAE de bar mas sujeitos às regras aplicadas aos restaurantes.
  • Acabam as restrições de horários para o comércio.
  • Volta a ser permitido público nos eventos desportivos, com regras a definir pela DGS.
  • Casamentos e batizados com limite de lotação de 50%.
  • Eventos culturais com público até 66% da lotação do espaço e com alargamento do horário até às 2:00.

05 SETEMBRO

  • Deixa de ser obrigatório usar máscara em espaços públicos ao ar livre.
  • Restaurantes, cafés e pastelarias passam a ter limite de oito pessoas por grupo no interior e de 15 por grupo em esplanadas.
  • Serviços públicos voltam a fazer atendimento sem marcação prévia obrigatória.
  • Transportes públicos deixam de ter limites de lotação.
  • Eventos culturais com público até 75% da lotação máxima.
  • Casamentos e batizados com até 75% da lotação dos espaços onde se realizam.

OUTUBRO

  • Deixa de haver limites no número de pessoas por grupo em restaurantes, cafés e pastelarias, tanto no interior como nas esplanadas.
  • Acabam os limites de lotação em todos os estabelecimentos e equipamentos, nos eventos culturais e nos casamentos e batizados.
  • Bares deixam de estar sujeitos às regras da restauração e passam a funcionar com a atividade habitual, mas os clientes têm de apresentar certificados digitais de vacinação ou de superação da covid-19 ou testes com resultado negativo.
  • Reabrem as discotecas, com os clientes a terem de apresentar certificados covid-19 ou testes negativos.
PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 10 horas

Famalicão espera dia nublado mas sem chuva esta sexta-feira

Famalicão espera, esta sexta-feira, um dia sem previsões de chuva para o período diurno, apesar de céus nublados, de acordo...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Homem gravemente ferido após queda em acidente de trabalho no Louro

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta quinta-feira, na sequência de um acidente de trabalho nas instalações da...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Região do Minho espera chegada da tempestade Bert este domingo

O concelho de Famalicão será uma das zonas afetadas pela tempestade Bert, que atinge a região do Minho, a partir...

Desportohá 13 horas

FC Famalicão: Zaydou vive momento “incrível” após estreia pela sua seleção nacional

Uma experiência “incrível”, é assim que Zaydou Youssouf descreve a sua estreia, de grande sucesso, na Seleção Nacional de Comores,...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Novo “Parque Eva Rosa” de Riba de Ave já tem o seu terreno assegurado

A Junta de Freguesia de Riba de Ave anunciou, esta quinta-feira, que foi aprovada a aquisição do terreno nas margens...

Bragahá 14 horas

Suspeito de 17 anos detido em Fafe após roubo de telemóvel -GNR

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Braga, através do Posto Territorial de Fafe, constituiu como arguido um jovem...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Reabilitação do centro de saúde da cidade lançada a concurso por 3 milhões de euros

A Câmara de Famalicão lançou, esta quinta-feira, a concurso, a obra de requalificação do centro de saúde da cidade. A...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Resinorte convida para oficina de construção de objetos de Natal no seu centro em Esmeriz

A Resinorte, entidade dedicada à valorização e tratamento de resíduos sólidos, leva a cabo, nesta Semana Europeia da Prevenção de...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: CDU lamenta afastamento da ACIF na organização do Natal 2024

Uma delegação da CDU reuniu com a direção da Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF), na quinta-feira da semana...

Paíshá 16 horas

Trabalhadores do INEM querem deixar de fazer transporte de utentes entre hospitais

A Comissão de Trabalhadores do INEM defendeu hoje que a refundação do instituto deve passar por deixar de fazer transporte...

Arquivo

Mais Vistos