Connect with us

País

Violência doméstica matou 16 mulheres e uma criança em 6 meses

Published

on

A violência doméstica matou no primeiro semestre 16 mulheres e uma criança, mais de metade das vítimas de 2021, que registou 23 homicídios, cinco dos quais de homens e dois de menores, indicam estatísticas oficiais.

As estatísticas constam no portal da violência doméstica da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Durante o primeiro semestre deste ano, 17 pessoas foram mortas em contexto de violência doméstica – 16 mulheres e uma criança – e em todo o ano de 2021 foram assassinadas nas mesmas circunstâncias 23 pessoas – 16 mulheres, duas crianças e cinco homens.

O portal ressalva que os dados sobre homicídios reportam-se a criminalidade investigada pela Polícia Judiciária, pelo que “são provisórios até ao registo do trânsito em julgado das respetivas decisões” em tribunal, estando “sujeitos a modificações decorrentes, nomeadamente, da alteração da qualificação do crime”.

Nos primeiros seis meses de 2022 foram apresentadas à PSP e GNR 14.363 queixas, o que corresponde a mais de metade das participações feitas em 2021, que totalizou 26.511.

De acordo com as estatísticas, entre janeiro e junho havia 2.310 reclusos por violência doméstica, o equivalente a mais de metade das pessoas que estavam presas pelo mesmo crime em 2021, que registou um total de 4.512 reclusos.

Nos primeiros seis meses do corrente ano, 1.855 pessoas cumpriam pena de prisão efetiva e 455 estavam em prisão preventiva, enquanto em 2021 havia 3.565 em prisão efetiva e 947 em prisão preventiva.

Na primeira metade do ano de 2022, a pulseira eletrónica foi aplicada como medida de coação a 1.553 pessoas, o equivalente a mais de metade do universo de 2021, que contabilizou 2.772 pessoas com o mesmo sistema de vigilância.

Os dados revelam que 3.211 vítimas de violência doméstica estavam em casas de acolhimento no primeiro semestre de 2022, o correspondente a mais de metade do total acumulado em 2021 (4.364).

A proteção conferida a vítimas por teleassistência abrangeu entre janeiro e junho 7.835 pessoas, praticamente metade do total do ano passado (15.785).

Quanto aos agressores, 6.049 foram integrados nos primeiros seis meses deste ano em programas a eles dirigidos, dos quais 523 na prisão e os restantes na comunidade (2021 totalizou 9.449 agressores nestes programas, incluindo 682 em meio prisional).

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Advertisement Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicão10 horas ago

Bombeiros Voluntários de Famalicão realizaram simulacro de evacuação na CIOR

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão levaram a cabo, na manhã desta terça-feira, um simulacro de evacuação que envolveu toda a...

Braga11 horas ago

Familiares procuram Pedro e Laura desaparecidos na última madrugada em Braga

Familiares e amigos tentam encontrar Pedro Martins e Laura Fonseca, de 18 e 17 anos, respetivamente, vistos pela última vez...

Famalicão11 horas ago

Famalicão espera regresso da chuva esta quarta-feira

Famalicão espera, esta quarta-feira, o regresso da chuva, que se deverá manter ao longo da maior parte do período diurno,...

Famalicão12 horas ago

Famalicão: Colisão entre três veículos faz dois feridos na Avenida Carlos Bacelar

Duas pessoas ficaram feridas, na tarde desta terça-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre três viaturas ligeiras, na Avenida...

Famalicão13 horas ago

Famalicão: Casa das Artes recebe 26.º Fórum da Indústria Têxtil

A Casa das Artes de Famalicão será palco do 26.º Fórum da Indústria Têxtil, desta vez debruçado sobre o tema...

Região13 horas ago

Casal detido por tráfico tinha consigo mais de 500 doses de estupefacientes

O Comando Territorial do Porto da GNR deteve um homem e uma mulher, de 36 e 27 anos, por tráfico...

Região14 horas ago

Grupos corais de Famalicão atuam em Vila das Aves este domingo

A Igreja Matriz de Vila das Aves recebe, este domingo, o XXXII Encontro de Coros Litúrgicos da Zona Pastoral Este...

Famalicão14 horas ago

Famalicão: Zona de Gavião afetada por corte no abastecimento de água esta noite

A freguesia de Gavião irá registar, esta terça-feira, um corte no abastecimento de água, que irá afetar diversas zonas, entre...

Desporto15 horas ago

Famalicão: Irmãs Gonçalves renovam título de campeãs nacionais de badminton

Este último fim de semana assinalou mais um dia de competições para a equipa de badminton do FAC, que se...

Desporto15 horas ago

Famalicense Tomás Araújo estreou-se na Seleção Nacional

O selecionador Roberto Martínez operou, esta segunda-feira, mais três estreias absolutas na equipa portuguesa, na Liga das Nações frente à...

Arquivo

Mais Vistos