Siga-nos nas redes

País

Hospital de Braga sem serviços de obstetrícia e outros dois ficam sem bloco de partos

Publicado

em

Os serviços de obstetrícia estão encerrados nos hospitais de Braga e Almada até às 20h00 de esta sexta-feira e o bloco de partos dos hospitais da Guarda e São Francisco Xavier, Lisboa, só reabrem no sábado às 09h00.

De acordo com a informação disponibilizada na plataforma do Serviço Nacional de Saúde que permite consultar o horário dos serviços de urgência obstétrica/ginecológica, e consultada pela Lusa às 13h00, a obstetrícia vai funcionar esta sexta-feira com constrangimentos em quatro hospitais.

emissão em direto da famatv

Nos hospitais de Braga e Garcia de Orta, em Almada, o serviço de urgência obstétrica e ginecológica e o bloco de partos vão estar encerrados durante 12 horas, tendo fechado às 08h00 desta sexta-feira e com reabertura prevista a partir das 20h00.

Já o Hospital Sousa Martins, na Guarda, mantém os serviços de urgência, mas encerrou o bloco de partos às 09h00, retomando o horário de funcionamento normal à mesma hora no sábado.

A situação é semelhante no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, mas onde o bloco de partos volta a encerrar a partir das 21h00 de sábado durante 12 horas, reabrindo no domingo pelas 09h00.

Ao longo do fim de semana estão também previstos constrangimentos noutros hospitais do país.

No Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, o serviço de urgência obstétrica e ginecológica e o bloco de partos vão estar encerrados durante 24 horas, a partir das 08h00 de sábado e até às 08h00 de domingo.

O Hospital Nossa Senhora do Rosário, do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, funcionará sem bloco de partos entre as 09h00 e as 21h00 de sábado.

No domingo, os constrangimentos deverão afetar apenas o Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro, que vai estar sem serviço de urgência obstétrica e ginecológica e o bloco de partos entre as 08h30 e as 20h30.

As urgências de ginecologia e obstetrícia têm registado condicionamentos nos últimos meses, uma situação que se repete um pouco por todo o país, por dificuldades em assegurar escalas, e que se prevê também para o mês de agosto.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, garantiu, no entanto, que “ninguém ficará sem resposta” do Serviço Nacional de Saúde durante o mês de agosto, porque os hospitais funcionam em rede.

“Essa é uma das grandes conquistas do Serviço nacional de Saúde e vimos isso durante a pandemia, com as unidades de cuidados intensivos”, disse na quarta-feira o governante, admitindo que a situação possa causar alguma ansiedade nas grávidas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Colisão rodoviária cortou estrada em Oliveira São Mateus

Uma colisão entre dois veículos ligeiros deixou condicionada a Estrada Municipal n.º 310, que atravessa a zona industrial da freguesia...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão distinguido pela promoção do desporto na 3.ª idade

A entidade responsável pelo programa “Município Amigo do Desporto” (Cidade Social), dedicado à promoção das atividades física para seniores, distinguiu...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Quarta-feira com previsões de chuva matinais. Sol para a tarde

Famalicão espera, esta quarta-feira, mais um dia com previsões de chuva, que se devem verificar entre as 07:00 e as...

Famalicãohá 5 horas

FC Famalicão: Jhonder Cádiz foi o melhor jogador do mês de abril na I Liga

“Este prémio é o reconhecimento pelo trabalho e esforço que fazemos diariamente. Sinto-me orgulhoso e grato ao Sindicato dos Jogadores...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: “Os desafios constantes das IPSS na atualidade”

Este foi  o tema do encontro organizado pela – Associação de Moradores das Lameiras, e que teve lugar no Auditório...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Vila de Ribeirão prepara construção de miradouro para o rio Ave

A Junta de Freguesia da vila de Ribeirão prepara a construção de um miradouro para o cenário do Rio Ave...

Famalicãohá 6 horas

Associação de Tocadores e Cantadores ao Desafio Famalicense celebra 23 anos com música este domingo

A Associação de Tocadores e Cantadores ao Desafio Famalicense celebra, este domingo, 23 anos de música e tradição com uma...

Desportohá 6 horas

Conheça a lista de convocados da Seleção Nacional para o Euro 2024

Francisco Conceição é um “espalha-brasas de nível excecional”, afirmou hoje o selecionador português de futebol, condição, juntamente com o “bom...

Paíshá 7 horas

Apostador na Maia ganhou um milhão de euros

Um apostador na Maia foi grande vencedor do prémio “M1lhão”, designado no sorteio do último Euromilhões, registado esta sexta-feira. O...

Desportohá 7 horas

Seis jogadores devem despedir-se do FC Famalicão após empréstimo

Terminada mais uma época da I Liga de futebol portuguesa, o FC Famalicão irá despedir-se de seis atletas que se...

Arquivo

Mais Vistos