Uma pessoa portuguesa precisa do equivalente a 11,4 anos de salário para poder comprar uma casa de 100 metros quadrados, de acordo com um estudo da OCDE.
Analisando as 31 principais economias da OCDE, verificou-se que em 2020, em Portugal, uma família precisava do equivalente a 11,4 anos de salário para comprar uma casa de 100 metros quadrados, praticamente o mesmo que foi necessário em 2000 (11,3 anos).
Portugal aparece acima do meio da tabela, à frente de países como os Estados Unidos (onde as famílias precisam do equivalente a 4,1 anos de salários), a Noruega (7,8 anos), o Reino Unido (11 anos) ou a Suécia (11,2 anos). Atrás de Portugal, encontram-se países como a Suíça (12,6 anos), França (12,8 anos), Luxemburgo (15,8 anos) ou Nova Zelândia (18,7 anos).
“O declínio na acessibilidade da habitação levou a desafios económicos e sociais que afectam desproporcionadamente as famílias e os jovens mais pobres”, diz a OCDE. Os preços e rendas das casas “subiram mais rapidamente do que a inflação e os rendimentos nas últimas décadas, e embora as taxas de juro mais baixas tenham reduzido os custos hipotecários, amorteceram apenas parcialmente o impacto do aumento dos preços das casas”.