País
Ordem dos Enfermeiros pede um enfermeiro de família para cada utente
A Ordem dos Enfermeiros quer reunir-se com a tutela para discutir uma proposta que pretende recuperar a atividade assistencial prejudicada pela pandemia, enfermeiros com competências alargadas, mais profissionais nos centros de saúde e um enfermeiro de família por utente.
Sublinhando o impacto da pandemia de covid-19 na assistência aos utentes, nomeadamente no que diz respeito aos doentes crónicos, a Ordem dos Enfermeiros (OE) quer acelerar a implementação da figura do enfermeiro de família ao nível dos cuidados de saúde.
A proposta é uma das que consta de uma carta enviada à ministra da Saúde, Marta Temido, e ao secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, na qual a OE pede uma audiência para discutir o tema e a implementação de experiências-piloto.
Citando o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o que este prevê em termos de reformulação da prestação de cuidados de saúde com uma aposta nos cuidados de saúde primários, a OE propõe o reforço do número de enfermeiros afetos a estas unidades às de cuidados de saúde personalizados.
Quer também um reforço de enfermeiros ao nível das unidades de cuidados na comunidade e nas de cuidados continuados integrados.
-
Bragahá 1 semana
Braga ativa Plano de Contingência para pessoas em situação de sem-abrigo devido ao frio
-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão: Habitantes de Gondifelos podem registar cortes no abastecimento de água esta tarde
-
Sociedadehá 4 dias
Preço dos combustíveis dispara na segunda-feira
-
Paíshá 21 horas
GNR e PSP registaram mais de 950 infrações por uso de telemóvel durante a condução entre 14 e 20 de janeiro