Economia
Governo vai manter desconto nos combustíveis em agosto

A medida do Governo para mitigar a subida do preço dos combustíveis vai continuar no mês de agosto, o que se traduz num desconto de 13,2 cêntimos por litro no gasóleo e de 15,3 cêntimos por litro na gasolina.
Em comunicado divulgado esta sexta-feira, o Ministério das Finanças anuncia que “mantém inalterado para o mês de agosto o desconto no ISP em vigor, reduzindo a carga fiscal que passará a ser de 23 cêntimos por litro no gasóleo e 25 cêntimos na gasolina”.
O descongelamento gradual da atualização da taxa de carbono, iniciado em maio, vai prosseguir, sendo atualizado em 2 cêntimos no gasóleo e 1,8 cêntimos na gasolina.
Nos apoios à agricultura, mantém-se a redução de 6 cêntimos por litro do gasóleo agrícola.
As medidas tomadas pelo Governo têm em vista “os objetivos ambientais e o alinhamento gradual do peso dos impostos sobre os combustíveis em Portugal com a média da Zona Euro”, justifica o Ministério das Finanças.
No primeiro semestre de 2023 o consumo de combustíveis “atingiu o recorde da última década”, acrescenta a mesma nota, registando em junho um crescimento de cerca de 10% em relação ao período homólogo. Segundo o comunicado do Ministério das Finanças, a tributação dos combustíveis está abaixo da média ponderada da Zona Euro, sendo 10% no gasóleo e 7% na gasolina.

-
Desportohá 1 semana
Escalões jovens do FC Famalicão assinaram duas goleadas fora de casa este domingo
-
Bragahá 6 dias
Braga Romana regressa entre este mês com cinco palcos distribuídos pela cidade
-
Mundohá 4 dias
O novo Papa é dos Estado Unidos: Robert Prevost assume hoje como Sumo Pontífice
-
Famalicãohá 1 dia
Peregrinos de Famalicão chegam hoje ao Santuário de Fátima