Connect with us

País

Nuno Melo e quatro autarcas do CDS contra acordo do Governo sobre descentralização

Published

on

O líder do CDS, Nuno Melo, e os presidentes centristas das câmaras de Vale de Cambra, Ponte de Lima, Oliveira do Bairro e Albergaria-a-Velha manifestaram-se, este fim de semana, em comunicado, contra o acordo do Governo sobre a descentralização.

“O recente acordo de descentralização de competências nas áreas da saúde e educação assinado entre o Governo e a ANMP [Associação Nacional de Municípios Portugueses] vem dar razão às preocupações e reivindicações manifestadas desde muito cedo pelo CDS-PP, que ainda na origem do processo legislativo denunciou a enorme irresponsabilidade com que na Assembleia da República foi aprovado”, lê-se na nota de imprensa.

O Governo e a ANMP assinaram na sexta-feira, em Coimbra, o acordo setorial de compromisso de descentralização de competências nos domínios da Educação e da Saúde.

Para os centristas, os termos do acordo demonstram que “tal como o CDS-PP vinha denunciando os valores inicialmente propostos pelo governo na área da educação eram manifestamente insuficientes”.

Neste capítulo, o comunicado aponta as “verbas previstas para as ações de manutenção e conservação das escolas” e também as das “refeições escolares – sendo que em alguns casos o valor de 2,75 euros poderá ao dia de hoje já não ser suficiente, levando ao risco dos respetivos concursos ficarem desertos – e ainda o financiamento a 100% da grande reabilitação das escolas que estão em mau estado, algumas delas com amianto”.

“O CDS estará vigilante quanto ao cumprimento dos compromissos assumidos pelo governo designadamente no que respeita ao financiamento disponível e aos prazos para a requalificação das escolas, considerando que passado um ano de execução deve ser feita nova avaliação para aferição dos custos reais e respetivo ajustamento se necessário”, defende o partido.

Ainda sobre o acordo, e “apesar de responder a legítimas exigências dos autarcas”, consideram os signatários que “não resolve a totalidade das questões levantadas”, afirmando-se, por isso, que os “preocupa desde logo o silêncio do governo relativamente à transferência das competências na área da ação social, prevista realizar-se obrigatoriamente no dia 1 de janeiro de 2023 e que não teve qualquer avanço apesar das preocupações já manifestadas pelos autarcas”.

“Por outro lado, a alocação de verbas do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] para a reabilitação das escolas e a reabilitação/construção dos centros de saúde que o governo deixou degradar serve para escamotear a falta de investimento a que temos assistido durante estes últimos anos de governação socialista”, assinala a nota de imprensa.

O comunicado termina com o CDS a considerar que “mais uma vez entre apoiar a economia e o crescimento económico do país o governo optou por se ajudar a si próprio num processo que foi desde o início mal conduzido e que agora tenta remediar”.

O comunicado é, também, rubricado pelos presidentes da Câmara de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, da Câmara de Oliveira do Bairro, Duarte Novo, da Câmara de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, e da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Advertisement Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicão8 horas ago

Bombeiros Voluntários de Famalicão realizaram simulacro de evacuação na CIOR

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão levaram a cabo, na manhã desta terça-feira, um simulacro de evacuação que envolveu toda a...

Braga9 horas ago

Familiares procuram Pedro e Laura desaparecidos na última madrugada em Braga

Familiares e amigos tentam encontrar Pedro Martins e Laura Fonseca, de 18 e 17 anos, respetivamente, vistos pela última vez...

Famalicão9 horas ago

Famalicão espera regresso da chuva esta quarta-feira

Famalicão espera, esta quarta-feira, o regresso da chuva, que se deverá manter ao longo da maior parte do período diurno,...

Famalicão10 horas ago

Famalicão: Colisão entre três veículos faz dois feridos na Avenida Carlos Bacelar

Duas pessoas ficaram feridas, na tarde desta terça-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre três viaturas ligeiras, na Avenida...

Famalicão10 horas ago

Famalicão: Casa das Artes recebe 26.º Fórum da Indústria Têxtil

A Casa das Artes de Famalicão será palco do 26.º Fórum da Indústria Têxtil, desta vez debruçado sobre o tema...

Região11 horas ago

Casal detido por tráfico tinha consigo mais de 500 doses de estupefacientes

O Comando Territorial do Porto da GNR deteve um homem e uma mulher, de 36 e 27 anos, por tráfico...

Região12 horas ago

Grupos corais de Famalicão atuam em Vila das Aves este domingo

A Igreja Matriz de Vila das Aves recebe, este domingo, o XXXII Encontro de Coros Litúrgicos da Zona Pastoral Este...

Famalicão12 horas ago

Famalicão: Zona de Gavião afetada por corte no abastecimento de água esta noite

A freguesia de Gavião irá registar, esta terça-feira, um corte no abastecimento de água, que irá afetar diversas zonas, entre...

Desporto13 horas ago

Famalicão: Irmãs Gonçalves renovam título de campeãs nacionais de badminton

Este último fim de semana assinalou mais um dia de competições para a equipa de badminton do FAC, que se...

Desporto13 horas ago

Famalicense Tomás Araújo estreou-se na Seleção Nacional

O selecionador Roberto Martínez operou, esta segunda-feira, mais três estreias absolutas na equipa portuguesa, na Liga das Nações frente à...

Arquivo

Mais Vistos