Site icon Fama Rádio e Televisão

Hospitais portugueses não estão preparados para ondas de calor

Os hospitais e lares portugueses não estão protegidos contra ondas de calor que, segundo um estudo do Instituto Ricardo Jorge (INSA), foram a causa do excesso de mortalidade registado em 2003 e no qual a maior parte das 2.000 mortes ocorreram dentro dos hospitais.

De acordo com um relatório do Expresso, o estudo concluiu que nesta onda, a mortalidade foi 60% mais elevada em unidades sem ar condicionado, tendo sido recomendada a instalação de sistemas de ar condicionado nos serviços de internamento.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Mas, 20 anos depois, há hospitais que ainda não têm ar condicionado, como é o caso da Neonatologia no Hospital de Faro, onde os pais temem pelos seus bebés.

Também no Centro Hospitalar Tondela-Viseu, vários serviços continuam sem ar condicionado e durante a última vaga de calor houve pacientes que se sentiram indispostos e que tiveram “complicações clínicas causadas pelo aumento abrupto das temperaturas”.

Nesta unidade, a ventilação é feita utilizando ventiladores ou “equipamento portátil”, e há mesmo profissionais que acolhem aparelhos domésticos para tentar assegurar um melhor ar condicionado.

Segundo o presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, Xavier Barreto, em declarações ao Expresso, “alguns hospitais têm problemas estruturais de ar condicionado porque foram construídos há muitos anos. Para as novas construções, a lei estabelece que deve haver um sistema de ar condicionado, mas para os antigos, que são a maioria, não há ar condicionado, uma vez que não era obrigatório quando foram construídos”.

Segundo os cálculos da CNN Portugal, entre 9 e 15 de Julho de 2021, o país registou 1.990 mortes, um número que subiu 33% para 2.644 no mesmo período em 2022, o valor mais alto desde o início dos registos oficiais (2009).

De facto, ao longo de quatro dias, Portugal atingiu a mortalidade máxima para esta época do ano e o pico aconteceu a 14 de Julho com 440 mortes num único dia.

Rui Nogueira, ex-presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, explica que as ondas de calor, e especialmente as que duram vários dias, são particularmente preocupantes para aqueles que têm problemas cardíacos, respiratórios e de hipertensão.

“As temperaturas acima dos 35 graus já são difíceis para os idosos e doentes, mas acima dos 40 graus, como já vimos, é esmagador”, conclui o médico.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version