A taxa de incidência nacional de infeções pelo SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias subiu hoje para os 418 casos, mas o índice de transmissibilidade voltou a baixar ligeiramente no continente e a nível nacional.
No boletim epidemiológico conjunto da Direção-Geral da Saúde e do Instituto Nacional da Saúde Doutor Ricardo Jorge, assinala-se que a taxa de incidência nacional subiu hoje dos 409 em que estava na quarta-feira para 418,3 casos.
No continente, este indicador atingiu hoje 430,8, aumentando em relação aos 421,3 verificados na quarta-feira.
Quanto ao Rt – que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de uma pessoa com o vírus – quer no continente quer a nível nacional desceu, mantendo a tendência descendente.
O Rt nacional desceu de 1,09 na quarta-feira para 1,07 hoje, sendo a descida mais acentuada no continente, onde se situa hoje no 1,0.
Os dados do Rt e da incidência de novos casos por 100 mil habitantes a 14 dias – indicadores que compõem a matriz de risco de acompanhamento da pandemia – são atualizados pelas autoridades de saúde à segunda-feira, à quarta-feira e à sexta-feira.