Siga-nos nas redes

País

Venda de ventoinhas e ventiladores disparou 700% com a onda de calor

Publicado

em

Com o aumento das temperaturas, as vendas das ventoinhas e ventiladores dispararam mais de 700% nas últimas duas semanas, com os retalhistas a admitirem que o stock se esgotou.

À medida que as temperaturas se aproximam da marca dos 40 graus, a procura de ventiladores e ar condicionado disparou e, de acordo com um relatório da ECO, a procura aumentou mais de 700%, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Embora o ano passado tenha sido “atípico”, dado que nessa altura Portugal “não enfrentou uma onda de calor como a que está a atravessar este ano”, uma fonte oficial dos supermercados Auchan revelou que nas últimas duas semanas, as vendas deste equipamento de ar condicionado registaram “um crescimento de mais de 700%”, em comparação com o mesmo período em 2021. Nestas lojas, os ventiladores de chão e de mesa são os artigos mais procurados pelos clientes para enfrentar o aumento das temperaturas, embora tenha havido um “crescimento considerável em aparelhos de ar condicionado fixos e portáteis”.

Miguel Sousa, director regional da MediaMarkt Portugal, salienta que a procura “aumentou consideravelmente com a onda de calor nas últimas duas semanas”. Só entre 1 de Julho e 14 de Julho deste ano, as vendas de ventiladores nas lojas MediaMarkt aumentaram 764,60%, em comparação com o mesmo período do ano anterior, enquanto as vendas de aparelhos de ar condicionado portáteis aumentaram 1.141% e as de aparelhos de ar condicionado fixos aumentaram 133,20%.

A Rádio Popular também mostra “um crescimento de 500%” nas vendas destes equipamentos de ar condicionado nas últimas duas semanas, em comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto que no Continente, as vendas de ventiladores quase triplicaram “tanto em comparação com o mesmo período do ano passado como em comparação com a semana anterior”. Já uma fonte oficial de Jerónimo Martins, proprietário dos supermercados Pingo Doce, acrescenta que “a procura aumentou consideravelmente”, com a actual onda de calor, sem dar valores.

Apesar de sublinhar que “o negócio do ar condicionado é naturalmente influenciado pela sazonalidade”, Ricardo Martins, responsável da Samsung Climate Solutions para o mercado ibérico, salienta que existem outros factores a ter em conta na escolha deste equipamento, nomeadamente “o maior conforto e eficiência energética”.

“Acreditamos que o impacto da onda de calor não se regista da mesma forma que nos anos anteriores, dada a situação económica a nível europeu”, disse Ricardo Martins à ECO, acrescentando que “a subida geral dos preços dos bens e serviços requer uma maior consideração no momento da compra”. No entanto, a marca acrescenta que “teve pedidos de entrega antecipada de equipamento pelo canal de distribuição e retalho”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Museu de Arte Sacra inaugura exposição com imagens de Maria

“Maria, Peregrina da Esperança” é o título da nova exposição do Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa, em...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Associação de Pais de Outiz e Cavalões promove feirinha de doces

A Associação de Pais de Outiz e Cavalões vai promover uma feirinha de doces no  próximo dia 2 de março...

Famalicãohá 4 horas

Aprovada candidatura de 5 milhões de euros para aumentar qualificações dos famalicenses 

Diversas entidades parceiras da Rede Local de Educação e Formação de Famalicão viram aprovada uma candidatura, no valor de 5...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Salas de Estudo da Estação Rodoviária com horário alargado ao domingo

As Salas de Estudo da Estação Rodoviária de Famalicão adotaram um horário mais alargado, para corresponder às necessidades dos estudantes...

Paíshá 23 horas

O Estado vai pagar 2500 bolsas a estudantes de licenciatura e de mestrado de Educação Básica.

O despacho a oficializar a medida foi assinado pelo ministro da Educação, Fernando Alexandre e pelo ministro das Finanças, Miranda...

Paíshá 1 dia

Em cinco anos a GNR registou 6.000 queixas de clonagem de cartões

Cerca de 6.000 pessoas queixaram-se à GNR, nos últimos cinco anos, de que o seu cartão multibanco ou de crédito...

Paíshá 1 dia

Alerta: Tempo de ecrã excessivo pode aumentar risco de miopia em 20%

Passar uma hora extra por dia em frente aos ecrãs está associado, após a primeira hora, a uma probabilidade 21%...

Paíshá 1 dia

Conheça a chave do Euromilhões desta sexta-feira

Saiba qual a chave do Euromilhões desta sexta-feira, 21 de fevereiro, que vale um jackpot de 29 milhões de euros.A...

Paíshá 2 dias

Três mulheres acusadas de tentar burlar joalharia em 17 mil euros em Ponte de Lima

A PSP constituiu arguidas três mulheres por tentativa de burla para compra de artigos de joalharia, no valor de 17...

Paíshá 2 dias

Ladrão de 18 anos atropelado após fuga à polícia na Circunvalação no Porto

Dois homens com 18 e 29 anos, um estudante e o outro servente da construção civil, residentes em Vila Nova...

Arquivo

Mais Vistos