País
Primeira loja Google em Nova York mobilada com cortiça portuguesa
A primeira loja física do Google no mundo, localizada em Nova Iorque, tem mobiliário que é inteiramente feito de cortiça portuguesa.
A loja foi agora premiada no NYCxDESIGN Awards 2022 ao ganhar a categoria de Impacto Ambiental. Como parte do projecto desenvolvido pela empresa de arquitectura Reddymade, sediada em Nova Iorque, as peças de cortiça foram concebidas e produzidas pelo ‘designer’ americano Daniel Michalik.
“Beleza, carácter e sustentabilidade foram algumas das premissas para escolher a cortiça da Corticeira Amorim para equipar o novo espaço comercial do gigante tecnológico em Nova Iorque, atravessando assim a natureza, inovação, história, indústria e cultura”, lê-se numa declaração.
Atingir o estatuto LEED Platinum, a mais alta certificação possível dentro do sistema de classificação de edifícios verdes “Leadership in Energy and Sustainable Design”, foi um dos objectivos centrais da Google. Neste pressuposto, a opção pela cortiça, um dos materiais mais sustentáveis na face da terra, com características únicas em termos de retenção de CO2 e detentor de um potencial inesgotável para práticas circulares, emergiu como uma preferência natural.
Para além de um conjunto de valores acrescentados, Daniel Michalik destaca o facto de a cortiça provar ser “uma folha em branco, onde os clientes podem eventualmente projectar as suas ideias, conceitos e experiências do material, interagindo num único espaço”. “Depois, e para além da multiplicidade de atributos em termos de sustentabilidade, a cortiça é uma matéria-prima saudável. Isto é da perspectiva do sistema natural de saúde, da perspectiva do salário justo pago pelo trabalho e, finalmente, da perspectiva da saúde daqueles que utilizam objectos de cortiça”.
PASSOU EM DIRETO
-
Famalicão1 semana ago
Famalicão: Riba de Ave convida para o seu S. Martinho solidário este sábado
-
Famalicão1 semana ago
Famalicão celebra os 100 anos da D. Ondina de Calendário
-
Famalicão5 dias ago
Famalicão: Mulher ferida após agressão na via pública em Joane
-
País3 dias ago
Incontinência: fraldas gratuitas a partir de 2025 para quem tenha carência económica