Siga-nos nas redes

País

Nova aplicação vai “facilitar a vida” aos dadores de sangue

Publicado

em

Uma aplicação para telemóvel e o agendamento ‘online’ da dádiva de sangue são os novos instrumentos digitais para “facilitar a vida” aos dadores, anunciou hoje a secretária de Estado da Promoção da Saúde.

O cartão digital do dador e o agendamento ‘online’, desenvolvidos no âmbito da transição digital no Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), serão apresentados hoje e pretendem “remover barreiras para que as pessoas possam exercer a sua generosidade da forma mais simples”, adiantou à Lusa Margarida Tavares.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Segundo adiantou, estas duas ferramentas, desenvolvidas em parceria com a Agência para a Modernização Administrativa, constituem uma forma de captar dadores jovens, na faixa etária entre os 24 e 45 anos, mas também de manter os já existentes ativos, com dádivas regulares.

“Temos de lhes dar todas as formas de poderem interagir da forma mais fácil e rápida com o IPST”, salientou a secretária de Estado, ao sublinhar que os “portugueses são pessoas muito generosas” em relação às dádivas de sangue.

Na prática, o cartão digital do dador constitui uma aplicação para telemóvel, que já foi descarregada cerca de 6.600 vezes no último mês e onde o dador tem acesso a diversa informação, como as datas das últimas dádivas, quando pode voltar a dar sangue, a data dos agendamentos e o seu grupo sanguíneo, explicou Margarida Tavares.

Já disponível no ‘site’ do IPST está a possibilidade da marcação de novas dádivas, sendo necessário o preenchimento de um formulário “rápido e acessível”, adiantou a secretária de Estado da Promoção da Saúde.

De acordo com Margarida Tavares, entre 2008 e 2021 “notou-se uma redução das dádivas” em Portugal, mas sem nunca atingir uma situação de rutura, uma tendência que se inverteu na altura da pandemia, com o país a estar, desde então, com “dádivas em crescendo e com períodos de grande estabilidade”.

Além de no verão se registar habitualmente menos dádivas, a que se junta a Jornada Mundial da Juventude, no início de agosto, este ano “está a haver um esforço adicional com as associações de dadores de sangue” para garantir reservas mais elevadas, referiu Margarida Tavares.

“Não sendo de esperar que haja necessidades adicionais, é sempre bom garantirmos que temos alguma reserva adicional”, salientou a secretária de Estado.

As condições essenciais para ser uma pessoa dadora de sangue são ter entre 18 e 65 anos – idade limite para a primeira dádiva é 60 anos -, ter peso igual ou superior a 50 quilos e estar saudável.

Segundo o IPST, os hospitais portugueses necessitam diariamente de 1.100 unidades de sangue e componentes sanguíneos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 48 minutos

Famalicão aguarda regresso da chuva esta terça-feira

Famalicão espera o regresso da chuva, esta terça-feira, previsões que deverão ocupar quase a totalidade das 24 horas do dia....

Desportohá 1 hora

Famalicão: Equipa de basquetebol do FAC vence SC Marinhense por 79-72

No último sábado, a equipa sénior de basquetebol do Famalicense Atlético Clube enfrentou o SC Marinhense no Estádio Municipal de...

Famalicãohá 3 horas

Guimarães: Homem perde a vida após atropelamento na A7

Um homem perdeu a vida, na tarde desta segunda-feira, na sequência de um atropelamento, provocado por um veículo ligeiro, ao...

Desportohá 3 horas

Famalicão: Edgar Reis conquista 2.º lugar e Daniel Silva o 3.º no Raid TT da Ferraria

Durante o ultimo sábado e domingo na região de Abrantes, Ponte de Sôr e Gavião, os pilotos Edgar Reis e...

Desportohá 4 horas

Famalicão: Esmeriz destacado na frente da 2.ª divisão da AFSA

Em mais um fim de semana de competição para a Associação de Futebol de Salão Amador de Famalicão, destaca-se a...

Desportohá 4 horas

Famalicão: Riba d’Ave deslocou-se a casa do Sporting na última jornada do Campeonato Nacional

O Riba d’Ave Hóquei Clube disputou, no último sábado, o jogo que encerrou a sua participação desta época na principal...

Desportohá 5 horas

Famalicão: FC Landim inaugurou obras de beneficiação no seu 81.º aniversário

O núcleo do Futebol Clube de Landim inaugurou, este domingo as obras de beneficiação do seu complexo desportivo, um momento...

Desportohá 6 horas

Famalicão: Irmãs Gonçalves vencem 2ª Jornada Nacional de Seniores

Sónia e Adriana Gonçalves, a dupla de irmãs atletas da equipa de badminton do Famalicense Atlético Clube somaram mais uma...

Barceloshá 8 horas

Homem de 20 anos detido por tráfico de estupefacientes em estabelecimento de diversão noturna em Barcelos

No dia 25 de abril, o Posto Territorial da GNR de Barcelos, através do Comando Territorial de Braga, deteve um...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Manuel Azevedo e António Jesus vencem Campeonato de Bilhar Livre e Snooker em Lousado

Terminou no dia 25 de abril o Campeonato de Bilhar Livre e Snooker da Casa do Povo de Lousado que...

Arquivo

Mais Vistos