País
Comboios: Nova linha Lisboa-Porto sem estações em estudo
A viagem de comboio entre Lisboa e Porto pela nova linha de alta velocidade poderá ser ainda mais rápida do que estava inicialmente previsto. A Infraestruturas de Portugal (IP) está a estudar a construção de uma ligação direta entre as duas principais cidades do país sem estações intermédias.
Segundo, avança esta quinta-feira o jornal Público, a viagem entre Lisboa e Porto poderá demorar uma hora e 10 minutos se não houver paragens intermédias, numa linha preparada para receber comboios com até 300 km/h de velocidade máxima. Se forem servidas as três cidades intermédias, a viagem demora cerca de uma hora e 30 minutos, metade do tempo atual, pela Linha do Norte.
Já a ligação a cidades como Leiria, Coimbra e Aveiro poderá ser assegurada através de variantes, escreve ainda o Público.
A construção de uma linha principal em alta velocidade acompanhada por variantes para servir cidades intermédias é uma opção já utilizada, por exemplo, em Espanha e França. Segundo o jornal, em Portugal, a possibilidade está em cima da mesa porque a nova linha de alta velocidade será construída em bitola ibérica, tal como a restante rede ferroviária nacional.
A nova linha de alta velocidade estará totalmente concluída em 2030. O novo troço deverá iniciar-se no Carregado. Na chegada ao Porto, o comboio deverá passar por uma nova ponte ferroviária para servir a estação de Campanhã.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Vilarinho das Cambas celebra festas em honra de São Sebastião
-
Famalicãohá 7 dias
Famalicão: Nine recebe nova sessão do “Haja Saúde” sobre doenças cardiovasculares
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Desagregação de 4 uniões de freguesia votada no parlamento esta sexta-feira
-
Guimarãeshá 2 dias
Bebé de 18 meses e duas crianças feridas após despiste seguido de capotamento na EN206 em Guimarães