Site icon Fama Rádio e Televisão

Portugal em situação de contingência a partir de segunda-feira

Os ministros da Administração Interna, Defesa Nacional, Saúde, Ambiente e Agricultura decidiram avançar com a declaração de situação de contingência entre os dias 11 e 15 julho. O anúncio foi feito pelo ministro José Luís Carneiro, no final de uma reunião na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em Oeiras.

“Mantém-se válidas as determinações constantes da declaração do estado de alerta, que agora transitarão para a declaração do estado de contingência, o que significa que temos condições de cariz preventivo para podermos ativar automaticamente e preventivamente todos os planos de emergência e proteção civil em todos os níveis territoriais”, acrescentou o ministro José Luís Carneiro aos jornalistas.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



O governante explicou que “estão reunidas todas as condições para determina o estado de alerta especial do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais para o nível vermelho para todo o território continental”.

José Luís Carneiro apela mais uma vez aos cidadãos para em qualquer caso “não usarem o fogo e não usar máquinas nos trabalhos agrícolas ou florestais”, sublinhando que esta responsabilidade é o “maior contributo que podem dar aos bombeiros e para a segurança coletiva”.

Além da previsão meteorológica, o ministro justifica a adoção destas medidas preventivas com o facto de o país estar a enfrentar um período de seca, “com níveis de humidade muito baixos”. Há ainda a previsão de ventos de “várias orientações” que ocorrerão em “noites muito quentes”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version