Site icon Fama Rádio e Televisão

300 cavalos garranos vão ajudar a prevenir incêndios na Serra da Cabreira

Perto de 300 cavalos garranos vão ajudar a prevenir incêndios na serra da Cabreira, concelho de Vieira do Minho, distrito de Braga, numa iniciativa com várias entidades e que pretende também preservar esta espécie em extinção.

A iniciativa, hoje apresentada em plena na serra da Cabreira, junta a Câmara de Vieira do Minho, a Associação de Criadores de Equinos da Raça Garrana (ACERG), a Associação Para o Ordenamento da Serra da Cabreira (APOSC) e a REN – Redes Energéticas Nacionais.

O protocolo assinado entre estas entidades para este “projeto pioneiro” vai ter a duração de três anos, um orçamento de cerca de 100 mil euros e visa que os garranos se alimentem da vegetação junto das linhas de transporte de energia da REN, “limpando” essas zonas, o que vai diminuir o risco de incêndio.

“Como cada garrano come em média 20 a 25kg de alimento por dia, as 263 éguas e os 28 garanhões que vivem na serra da Cabreira irão fazer a limpeza diária de cerca de sete mil quilos de vegetação, reduzindo substancialmente o risco de incêndio florestal”, explica a REN, representada hoje por João Gaspar, responsável pela área de Redes Sustentáveis e Servidões da empresa.

O controlo natural da vegetação será acompanhado pelo trabalho de três brigadas de sapadores florestais da APOSC, que vão complementar a limpeza que não for executada pelos garranos dentro dos corredores da REN.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version