Connect with us

Economia

Empresas de Mário Ferreira alvo de buscas por indícios de fraude fiscal. Grupo manifesta “tranquilidade e total disponibilidade”

Published

on

Várias empresas do empresário, e dono da TVI, Mário Ferreira estão a ser alvo de buscas por parte da Autoridade Tributária e o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), entre elas a Douro Azul, de acordo com o Expresso.

Na origem destas buscas estão indícios de fraude fiscal qualificada no negócio da compra do navio Atlântida ao Estado português, por cerca de 8 milhões de euros “e que depois vendeu a si próprio por mais de 17 milhões”, de acordo com a mesma fonte.

Também realcionadas as estas buscas estão denúncias avançadas pela ex-eurodeputada Ana Gomes que levantou questões sobre a constituição de duas empresas em Malta para o negócio do navio Atlântida.

Mário Ferreira, por seu lado, recorreu às redes sociais, onde afirmou que “o meu “amigo” Paulo Fernandes em Maio de de 2020 prometeu-me que me “destruía a vida” caso eu avançasse com a compra da Media Capital, hoje o seu “Correio da Manhã” uma vez mais lança um ataque feroz, eles sabem que não estou acusado de nada, não sou arguido em nenhum processo. A união de Ana Gomes a enviar cartas com falsas acusações e o CM em parceria a aproveitar para fazer notícias, parece para eles um modelo virtuoso para vender jornais… Ao meu “amigo” Paulo irei sempre responder com obra feita e nunca lhe farei a ele aquilo que não gosto que me estejam a fazer a mim, são estilos.”

Em comunicado, o grupo empresarial “confirma a realização de buscas às suas instalações no Porto pela Autoridade Tributária e Aduaneira e pelo DCIAP [Departamento Central de Investigação e Ação Penal], no âmbito das dinâmicas de denúncia da Dra. Ana Gomes sobre a aquisição do navio Atlântida e a concretização de uma solução para os Estaleiros Navais de Viana do Castelo”.

“Depois de meses de reiteradas suspeitas, denúncias e afins nos media e nas redes sociais da Dra. Ana Gomes (…), na sequência da compra do Grupo Media Capital, há finalmente uma oportunidade para o esclarecimento total das autoridades, com pleno acesso à documentação existente e a uma auditoria interna realizada aos processos em causa”, lê-se no comunicado.

A nota salienta que, “depois das campanhas negras”, o Grupo Mystic Invest/Douro Azul está “totalmente disponível para esclarecer tudo” junto das autoridades.

“A auditoria realizada no quadro do rigor e exigência que norteiam as atividades das empresas do grupo comprometidas com o desenvolvimento regional e nacional, com a criação de emprego e com a valorização de ativos, certamente contribuirá para o cabal esclarecimento da campanha negra que alguns insistem em promover em relação a quem gera riqueza e desenvolvimento para o país”, sublinha o grupo empresarial.

Nesse sentido, “o Grupo Mystic Invest/Douro Azul reafirma a sua tranquilidade e total disponibilidade para esclarecer as autoridades”, uma vez que “agora que a perseguição mediática deu lugar à oportunidade de disponibilizar a documentação e o esclarecimento total da situação”.

O Grupo Mystic Invest/Douro Azul termina o comunicado dizendo que “manterá o seu foco na criação de emprego, no relançamento da economia nacional e na afirmação de Portugal”.

O Ministério Público e a Autoridade Tributária realizaram hoje buscas no Porto, Funchal e ainda em Malta numa investigação sobre a venda de um ferry (navio Atlântida) a uma sociedade com sede em Malta.

Fonte judicial confirmou que uma das empresas alvo de buscas é Douro Azul, do empresário Mário Ferreira, e que em causa está o negócio de compra em 2014 do navio Atlântida aos estaleiros navais de Viana do Castelo e a sua posterior venda no ano seguinte a uma empresa com sede em Malta.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Advertisement Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

País34 minutos ago

GNR localizou homem de 81 anos desaparecido desde a última sexta-feira em Tomar

A Guarda Nacional Republicana localizou um homem idoso, com 81 anos, que se encontrava desaparecido desde o último domingo, na...

Famalicão1 hora ago

Corte de Árvore na Casa de Camilo: Mário Passos ordena abertura de inquérito para determinar responsabilidades.

A Câmara Municipal de Famalicão anunciou a abertura de um processo de inquérito interno para apurar responsabilidades relacionadas com o...

País2 horas ago

Poeiras do Norte de África fazem sentir a sua presença esta terça-feira. Antes do regresso da chuva

Permanecem em Portugal, até esta terça-feira, nuvens de poeiras com origem no Norte de África, que atingiram Portugal na última...

Barcelos3 horas ago

Detido em Barcelos por deixar animais de companhia à fome e sede

A GNR constituiu arguido um homem de 32 anos pelo crime de maus-tratos a seis animais de companhia, por não...

Famalicão3 horas ago

FC Famalicão e Bombeiros Voluntários Famalicenses apelam à solidariedade neste Natal

Realiza-se este domingo, o jogo referente à 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, na qual o FC Famalicão irá receber...

Desporto4 horas ago

Famalicão: Atletas da Jing-She são Campeões Nacionais de Wushu 2024 com 10 medalhas de ouro

Os atletas Lara Marques, Miguel Vidal, Rafaela Marques, Tiago Mesquita, Tomás Marques e Tomás Nunes da Escola Jing-She de Famalicão,...

Famalicão4 horas ago

Famalicão: Município abre inquérito após derrube da “Acácia do Jorge” na Casa de Camilo

A Câmara Municipal de Famalicão abriu um processo de inquérito interno para apuramento de responsabilidades, na sequência do derrube da...

Famalicão4 horas ago

Famalicao promove campanha de adoção de árvores este domingo

A Câmara Municipal de Famalicão realiza, neste domingo de 24 de novembro, uma campanha de adoção de árvores e arbustos,...

Guimarães18 horas ago

Detido por tentar atropelar 5 pessoas em Guimarães incluindo 3 inspetores da PJ

Um homem, de 59 anos, foi detido por cinco crimes de homicídio tentado, por tentar atropelar na via pública três...

País18 horas ago

Governo atribui 6,80 euros por cada colmeia afetada pelos incêndios

O Governo criou um apoio extraordinário de 6,80 euros por cada colmeia afetada pelos incêndios de 15 a 19 de...

Arquivo

Mais Vistos