Siga-nos nas redes

Economia

Empresas de Mário Ferreira alvo de buscas por indícios de fraude fiscal. Grupo manifesta “tranquilidade e total disponibilidade”

Publicado

em

Várias empresas do empresário, e dono da TVI, Mário Ferreira estão a ser alvo de buscas por parte da Autoridade Tributária e o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), entre elas a Douro Azul, de acordo com o Expresso.

Na origem destas buscas estão indícios de fraude fiscal qualificada no negócio da compra do navio Atlântida ao Estado português, por cerca de 8 milhões de euros “e que depois vendeu a si próprio por mais de 17 milhões”, de acordo com a mesma fonte.

Também realcionadas as estas buscas estão denúncias avançadas pela ex-eurodeputada Ana Gomes que levantou questões sobre a constituição de duas empresas em Malta para o negócio do navio Atlântida.

Mário Ferreira, por seu lado, recorreu às redes sociais, onde afirmou que “o meu “amigo” Paulo Fernandes em Maio de de 2020 prometeu-me que me “destruía a vida” caso eu avançasse com a compra da Media Capital, hoje o seu “Correio da Manhã” uma vez mais lança um ataque feroz, eles sabem que não estou acusado de nada, não sou arguido em nenhum processo. A união de Ana Gomes a enviar cartas com falsas acusações e o CM em parceria a aproveitar para fazer notícias, parece para eles um modelo virtuoso para vender jornais… Ao meu “amigo” Paulo irei sempre responder com obra feita e nunca lhe farei a ele aquilo que não gosto que me estejam a fazer a mim, são estilos.”

Em comunicado, o grupo empresarial “confirma a realização de buscas às suas instalações no Porto pela Autoridade Tributária e Aduaneira e pelo DCIAP [Departamento Central de Investigação e Ação Penal], no âmbito das dinâmicas de denúncia da Dra. Ana Gomes sobre a aquisição do navio Atlântida e a concretização de uma solução para os Estaleiros Navais de Viana do Castelo”.

“Depois de meses de reiteradas suspeitas, denúncias e afins nos media e nas redes sociais da Dra. Ana Gomes (…), na sequência da compra do Grupo Media Capital, há finalmente uma oportunidade para o esclarecimento total das autoridades, com pleno acesso à documentação existente e a uma auditoria interna realizada aos processos em causa”, lê-se no comunicado.

A nota salienta que, “depois das campanhas negras”, o Grupo Mystic Invest/Douro Azul está “totalmente disponível para esclarecer tudo” junto das autoridades.

“A auditoria realizada no quadro do rigor e exigência que norteiam as atividades das empresas do grupo comprometidas com o desenvolvimento regional e nacional, com a criação de emprego e com a valorização de ativos, certamente contribuirá para o cabal esclarecimento da campanha negra que alguns insistem em promover em relação a quem gera riqueza e desenvolvimento para o país”, sublinha o grupo empresarial.

Nesse sentido, “o Grupo Mystic Invest/Douro Azul reafirma a sua tranquilidade e total disponibilidade para esclarecer as autoridades”, uma vez que “agora que a perseguição mediática deu lugar à oportunidade de disponibilizar a documentação e o esclarecimento total da situação”.

O Grupo Mystic Invest/Douro Azul termina o comunicado dizendo que “manterá o seu foco na criação de emprego, no relançamento da economia nacional e na afirmação de Portugal”.

O Ministério Público e a Autoridade Tributária realizaram hoje buscas no Porto, Funchal e ainda em Malta numa investigação sobre a venda de um ferry (navio Atlântida) a uma sociedade com sede em Malta.

Fonte judicial confirmou que uma das empresas alvo de buscas é Douro Azul, do empresário Mário Ferreira, e que em causa está o negócio de compra em 2014 do navio Atlântida aos estaleiros navais de Viana do Castelo e a sua posterior venda no ano seguinte a uma empresa com sede em Malta.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 43 minutos

Famalicão: Dois feridos e trânsito condicionado na EN 206 após acidente em Gavião

Duas pessoas ficaram feridas, na tarde desta terça-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre dois veículos ligeiros, no segmento...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão mais colorido a partir deste fim de semana: “Mercado Florido” inicia programação de maio

O município de Famalicão celebra a primavera, no novo mês, com uma série de eventos dedicados ao regresso da cor...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Temperaturas máximas vão descer 13 graus esta quarta-feira com a chegada da chuva

Após alguns dias de sol com temperaturas relativamente altas, a chuva está de regresso, para se manter durante a maior...

Paíshá 3 horas

Apagão está a ser usado para burlas com contadores de eletricidade: E-Redes alerta

A E-Redes alertou hoje para eventuais burlas na sequência do apagão de segunda-feira e sublinhou que não é necessária intervenção...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Calendário celebra Nossa Senhora dos Remédios e Almas a 10 e 11 de maio

Calendário convida para mais uma edição da Festa em Honra de Nossa Senhora dos Remédios e Almas, cujo ponto alto...

Paíshá 5 horas

Portal das Finanças continua em baixo esta terça-feira após apagão

Os contribuintes continuam hoje sem conseguir aceder ao Portal das Finanças, cujos sistemas informáticos foram afetados pela falha energética ocorrida...

Paíshá 7 horas

Milhares de consultas e cirurgias adiadas devido ao apagão. Funcionamento normal retomado esta terça-feira

O corte generalizado de energia de segunda-feira obrigou a adiar milhares de consultas, cirurgias e tratamentos que terão de ser...

Barceloshá 8 horas

Barcelos: Criança de 7 anos ferida após acidente de autocarro em contramão no centro da cidade

Uma criança de 7 anos ficou ferida, esta segunda-feira, na sequência da colisão de um autocarro contra uma árvore, após...

Paíshá 9 horas

Greve “parou” circulação de comboios em Portugal. Trânsito ferroviário está praticamente restabelecido

 A circulação de comboios urbanos da CP estava cerca das 07:00 a fazer-se com normalidade, havendo apenas suspensão de alguns...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Combustíveis estiveram limitados a 30 euros por pessoa após enchente nos postos de abastecimento

Apenas algumas horas após o apagão que deixou Portugal e os países vizinhos sem eletricidade e acesso a comunicações, tornou-se...

Arquivo

Mais Vistos