Siga-nos nas redes

País

Em julho: Queda de granizo faz mais de 1 milhão de euros em prejuízos para os agricultores de Vila Real

Publicado

em

O presidente da Junta da Campeã, em Vila Real, contabiliza “mais de um milhão de euros” de prejuízos para os agricultores deste vale, onde uma tempestade de granizo “destruiu” campos de milho, batata e ainda atingiu castanheiros.

Ao final da tarde de terça-feira, uma tempestade de granizo, vento e chuva forte atingiu a zona da Campeã, freguesia do concelho de Vila Real que se situa entre as serras do Alvão e do Marão.

“O balanço é mau. Temos entre 80 a 90 hectares de milho e batata que estão totalmente destruídos e são cerca de 600 hectares de castanha que temos aqui no vale da Campeã, em que a produção vai cair para metade”, afirmou esta quarta-feira Jorge Maio, presidente da junta de freguesia e da Associação de Agricultores do Concelho de Vila Real.

A produção de castanha só se confirmará no outono, mas como as árvores estavam agora na fase de floração, o autarca prevê “quebras enormes”.

“É mais de um milhão de euros de prejuízos para os agricultores”, salientou Jorge Maio.

Uma situação que preocupa o autarca até porque, neste território, muitos ainda têm como atividade principal a agricultura. Mas a tempestade destruiu também as hortas que servem para autoconsumo da população local.

“Claro que se vai sentir no bolso de cada um”, sublinhou Jorge Maio.

O responsável disse que, agora, é preciso que o “Estado olhe para esta situação”.

“São situações singulares, locais que ninguém previa. Se querem manter este Interior com gente, que olhe para eles para se poderem manter cá”, salientou.

Como “a cultura está totalmente destruída”, e “não vai haver hipótese de recuperação, nem de fazer nova sementeira”, Jorge Maio defendeu “apoios por animal” para ajudar a alimentar o gado e para compensar as perdas.

Depois da tempestade, já há agricultores a ponderar a venda dos animais e o abandono das explorações agrícolas, até porque o milho semeado serve para o alimento do gado.

“Muitos deles dizem que vão vender os animais, outros já com uma certa idade aproveitam este momento para fechar portas, por isso é mau para todos”, referiu Jorge Maio.

A freguesia da Campeã tem 22 localidades.

Esta manhã técnicos da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte estiveram neste vale a fazer um levantamento dos estragos.

João Morais, da Associação dos Agricultores e Pastores do Norte, disse que o mau tempo afetou ainda outras áreas do distrito de Vila Real, como Sabroso de Aguiar (Vila Pouca de Aguiar), algumas aldeias de Chaves e ainda de Boticas.

Os estragos foram também a nível dos produtos hortícolas e milho (grão e silagem).

“Estamos a falar de zonas com bastante pastorícia, com bastantes animais e é a cultura que complementa a alimentação dos animais”, frisou.

João Morais disse que, em 2022, os “agricultores já estavam com o cinto bastante apertado, até porque os fatores de produção aumentarem brutalmente e foi com grande esforço que fizeram a cultura”.

“Agora não têm nada e o que esperavam é que o Ministério da Agricultura fizesse alguma coisa por eles, mas acho que a nossa ministra se esqueceu dos agricultores”, frisou, defendendo também “uma ajuda por animal para a alimentação”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 28 minutos

Nuno Meneses é o novo presidente da Mesa da Comissão Política do PS Famalicão

O núcleo famalicense do Partido Socialista de Famalicão levou a cabo, esta terça-feira, a sessão referente à tomada de posse...

Famalicãohá 57 minutos

Famalicão: Festival Famafolk apresenta-se em 3 palcos diferentes a partir de 01 de agosto

O mês de agosto chega com música e dança ao concelho de Famalicão, com mais uma edição do festival FamaFolk,...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Incêndio deflagra em churrascaria na vila de Ribeirão

Um incêndio deflagrou, na tarde desta quarta-feira, numa churrascaria na Avenida Rio Veirão, na vila de Ribeirão. De acordo com...

Desportohá 15 horas

Cláudio Martins assume cargo de treinador da equipa de futsal do FC Famalicão

Nesta fase de transferências, chegam notícias para a equipa de futsal do FC Famalicão, que ganha agora um novo treinador....

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Calor mantém-se apesar de uma descida ligeira das temperaturas esta quinta-feira

Famalicão espera um dia de sol, esta quinta-feira, embora mais nublado e assinalando uma ligeira descida das temperaturas, de acordo...

Famalicãohá 17 horas

Famalicenses dizem “presente” na sessão de esclarecimento do Plano Diretor Municipal

O auditório da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco encheu-se, esta segunda-feira, para a primeira sessão de esclarecimento da segunda revisão...

Famalicãohá 18 horas

Incêndio na Trofa: Dois bombeiros feridos transportados para o Hospital de Famalicão

Totaliza já três feridos, o incêndio que decorre no parque exterior de uma empresa em Guidões, na Trofa, local onde...

Desportohá 19 horas

FC Famalicão apresenta-se frente ao La Coruña em jogo com entrada gratuita para sócios

O FC Famalicão prepara-se para apresentar os reforços que irão compor o plantel da próxima temporada, já na próxima terça-feira...

Famalicãohá 20 horas

DJ Padre Guilherme convida para o “Sunset Solidário Guita” este domingo

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses convidam para o “Sunset Solidário Guita”, que se realiza este domingo com a presença do DJ...

Desportohá 21 horas

FC Famalicão venceu FC Penafiel por 3-1 em mais um jogo de preparação da pré-época

O FC Famalicão disputou, na manhã desta quarta-feira, mais um jogo à porta fechada, referente ao período de preparação para...

Arquivo

Mais Vistos