O Papa Francisco vai ter jovens doentes e reclusos a rezarem com ele na Capelinha das Aparições, em Fátima, quando visitar pela segunda vez aquele espaço, em 05 de agosto, informou o reitor do santuário.
Numa mensagem dirigida aos peregrinos, divulgada na página do Santuário de Fátima na Internet, o padre Carlos Cabecinhas deixa o convite para que “na manhã de sábado, dia 05 de agosto, possam estar em Fátima para rezar com o Santo Padre”.
O reitor adianta que “mais próximo dele [Papa], a rezar na Capelinha estarão jovens doentes e jovens reclusos”.
Segundo o programa previsto, o Papa Francisco chegará ao Santuário de Fátima às 09:00 de dia 05 de agosto e rezará na Capelinha das Aparições.
“O Sumo Pontífice atravessará o Recinto de Oração no papamóvel e dirigir-se-á para a Capelinha das Aparições, onde o esperarão jovens doentes, que não poderão participar na JMJ em Lisboa e alguns jovens reclusos. Depois da oração do Terço, o Papa dirigirá uma palavra aos peregrinos presentes e seguirá para Lisboa”, informa o Santuário.
O Santuário revela também que para acolher o Papa e todos os jovens que se deslocarão a Lisboa, mas que passarão por Fátima, seja no período que antecede a JMJ seja nos dias seguintes à Jornada, “está a organizar um conjunto de iniciativas de forma a proporcionar aos mais jovens a experiência deste lugar e do acontecimento que lhe deu projeção”.
O destaque vai para a “Aldeia Jovem”, onde serão acolhidos os jovens, possibilitando-lhes facilidades de pernoita (em regime de acantonamento e acampamento) e alimentação, a par de um conjunto de seis caminhos para chegar a Fátima a pé, “com base nos percursos de peregrinação já consagrados e devidamente sinalizados”.
“Cada percurso tem associado um tema ligado à mensagem de Fátima e tem como ponto de partida uma igreja”, acrescenta o santuário, que promoverá, ainda, ‘workshops’ temáticos “em torno de temas da fé cristã fundamentais na mensagem de Fátima: Adoração, Imaculado Coração, Rosário e Sacrifício”.