A partir de quarta-feira prevê-se que as temperaturas aumentem com termómetros a atingir mais de 30°C na maior parte do país, com temperaturas até 40 graus “nas regiões e vales interiores do Tejo e Sado, com valores ocasionais mais elevados não sendo excluídos”, indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Espera-se também que as temperaturas mínimas aumentem, com “noites tropicais (mínimas acima dos 20°C) previstas em algumas regiões”.
O aumento das temperaturas, a partir de meados desta semana, deve-se à “circulação de um anticiclone localizado a nordeste dos Açores”, que “transportará uma massa de ar quente e seco sobre o país”.
“A tendência aponta para uma persistência de valores de temperaturas elevadas nos dias seguintes, pelo que é provável que sejam emitidos avisos de tempo quente”, o IPMA também menciona.
Tendo em conta estas condições meteorológicas, associadas a “baixos valores de humidade relativa do ar”, o IPMA alerta para um “aumento significativo do perigo de incêndios rurais”.