País
Covid-19: Tendência crescente das infeções poderá chegar às 4 mil em 12 dias
O investigador Carlos Antunes advertiu hoje que a testagem à covid-19 está a “perder a sua eficácia”, o que se está a refletir na taxa de positividade, que está atualmente acima dos 3%.
“Atualmente estamos numa tentativa de reação de aumentar a testagem, mas a testagem está a perder a sua eficácia e não está a ter capacidade de poder controlar o aumento da incidência. Isso vê-se na positividade. Estamos já acima dos 3% de positividade já com dados de hoje”, afirmou o investigador numa audição no parlamento.
O investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) explicou que esta positividade pode ser vista de forma diferente em termos de número de casos detetados por cada 100 mil testes realizados.
Em finais de abril, por cada 100 mil testes, foram detetados cerca de 700 casos. Hoje os mesmos 100 mil testes detetam três mil casos, disse Carlos Antunes na Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à covid-19, onde foi ouvido com outros especialistas sobre a evolução da pandemia, a pedido do PSD.
Analisando a situação epidemiológica, Carlos Antunes afirmou que a taxa média de incidência dos últimos cinco dias é de 202 casos por 100 mil habitantes, com tendência para aumentar, com uma taxa diária de aumento da incidência de 5,1% ao dia, o que corresponde a uma duplicação de casos a cada 12 dias.
PASSOU EM DIRETO
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Brufe realiza a sua Mostra Comunitária este sábado
-
Famalicãohá 6 dias
Greve: Algumas escolas estão encerradas em Famalicão
-
Mundohá 4 dias
Dia Mundial dos Pobres: Papa almoça com 1300 pessoas mais desfavorecidas da cidade de Roma.
-
Famalicãohá 2 dias
Famalicão espera regresso da chuva esta quarta-feira