As indumentárias de Lenka, a já famosa apresentadora do programa Preço Certo da RTP, foram alvo de uma queixa à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) que acusa a utilização de “uma imagem de nudez” para “captar audiências”.
Tudo isto acontece cerca de um ano após Fernanda Câncio ter publicamente criticado um dos vestidos usados pela apresentadora, afirmando que a RTP utilizava “as mulheres como adereços”, em referência às formas femininas de Lenka, que ficaram mais expostas devido ao ‘design’ do vestido.
Já entre junho/julho de 2021 foram muitos os que se pronunciaram sobre o assunto, ora concordando com Fernanda Câncio, ora apelando à liberdade da apresentadora e do programa.
A nova queixa, é feita por uma mulher, que diz se ter sentidos “agredida psicologicamente e insultada” por ver uma “mulher completamente ‘objetificada’ a vender uma imagem de nudez como produto sexual visual para o público masculino”.
A queixa foi arquivada, pela ERC. que não julga ter sido violada “a ética de antena, nem ultrapassados os limites à liberdade de programação”.