Site icon Fama Rádio e Televisão

Mosquitos que propagam febre amarela, dengue e zika estão a propagar-se pela Europa

Asian Tiger Mosquito Aedes albopictus

Segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), os mosquitos responsáveis pela propagação da dengue, febre amarela e zika estão a espalhar-se pela Europa.

De acordo com estes a Europa está a passar por uma tendência de aquecimento, com ondas de calor e inundações cada vez mais comuns e severas, além de verões mais longos e quentes, criando condições mais favoráveis para espécies invasoras de mosquitos”, alertou o ECDC.

O ECDC tomou conhecimento da disseminação do mosquito tigre asiático, que carrega os vírus da dengue e da chikungunya, em toda a Europa setentrional e ocidental.

Ao mesmo tempo, no último ano, a espécie responsável por transmitir febre amarela, zika, chikungunya e o vírus do Nilo Ocidental estabeleceu-se no Chipre “, havendo a possibilidade de propagação pra outros territórios europeus.

Durante uma conferência de imprensa, a diretora do ECDC, Andrea Ammon, mencionou que as doenças transmitidas por estes insetos não são a única preocupação: “Pode haver uma perturbação nas reservas de sangue”, apontou também.

Andrea Ammon explicou que, uma vez que os vírus que causam estas doenças “também podem ser transmitidos através do sangue, se houver um surto em qualquer cidade, naturalmente haverá uma diminuição nas doações de sangue”.

Esta acrescentou ainda que, nos últimos anos, houve um aumento no número de espécies invasoras de mosquitos em diversas regiões.

As autoridades locais de cada país europeu podem prevenir a propagação destes mosquitos eliminando fontes de água estagnada utilizadas para reprodução, utilizando pesticidas ecológicos para eliminar as larvas e alertando a população.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version