Siga-nos nas redes

País

Atendimento de chamadas para o 112 vai passar a ser gerido por sistema de inteligência artificial Chat GPT

Publicado

em

Inteligência artificial baseada na tecnologia do ChatGPT vai gerir o atendimento de chamadas para o 112 a partir de 2025 em alturas de congestionamento, disse, esta semana, aos jornalistas, no Porto, o secretário-geral-adjunto da Administração Interna, António Pombeiro.

“Em princípio, se o piloto correr bem, estamos preparados para, a partir de 2025, começarmos a utilizar” o sistema no atendimento de chamadas, disse hoje aos jornalistas António Pombeiro, à margem da MAI Tech, uma conferência de tecnologia nas áreas da segurança e proteção civil, promovida pelo Ministério da Administração Interna (MAI) no Porto.

O responsável advertiu que, por enquanto, se está a trabalhar com um projeto-piloto e é “uma tecnologia muito recente”, havendo a “necessidade de fazer muitos testes”, admitindo que para já se caminha “muito no desconhecido”.

“Em determinadas situações temos períodos de espera motivados por congestionamento de chamadas, isto quando há incidentes ou eventos que envolvam muita publicidade, muita gente a visualizar o que está a acontecer, toda a gente tem a iniciativa de ligar para o 112”, contextualizou o António Pombeiro, dando o exemplo de incêndios urbanos.

Como os recursos estão “dimensionados para situações normais”, gerando tempos de espera para atendimentos das chamadas que “podem chegar aos cinco ou seis minutos”, a ideia é “criar um primeiro interface que atende a chamada, avalia que tipo de problema é que se está a tratar e que tipo de reporte” é necessário, mas com “uma resposta em linguagem natural”.

Segundo o secretário-geral Adjunto da Administração Interna, “o próprio chamador não vai perceber que está a falar com um sistema, com uma máquina, com um robô”, que vai “utilizar a nova tecnologia do ChatGPT”, que ainda vai passar por um período de testes com chamadas simuladas.

“O segundo interveniente tem de ser sempre um humano. O sistema nunca leva a chamada até ao final”, assegurou António Pombeiro, esclarecendo que o sistema vai funcionar “só em alturas de maior congestionamento”.

Questionado sobre se a ideia é substituir pessoas, o secretário-geral Adjunto da Administração Interna rejeitou, dizendo que passa por “reforçar os meios operacionais”, já que é sempre necessário ter um humano na retaguarda.

Quanto às chamadas falsas (para enganar ou para outros fins que não emergências), que disse rondarem os 60%, “um número bastante elevado” que não afeta o atendimento, o responsável disse que essa situação “já carece de uma aprendizagem diferente”, mas “é também um objetivo” do novo projeto.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Chuva e “máximas” de 23 graus previstas para esta sexta-feira

Famalicão espera, esta sexta-feira, um dia com previsões de chuva para o período da tarde, de acordo com as previsões...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: 50 anos do Agrupamento de Escuteiros de Ruivães em destaque no Lés a Lés

No próximo dia 8 de novembro o Agrupamento 444 do Corpo Nacional de Escutas em Ruivães completa 50 anos de...

Sociedadehá 8 horas

Famalicão: Colisão rodoviária em Vermoim fez dois feridos

Dois feridos, são o resultado de uma colisão rodoviária registada, na tarde desta quinta-feira, na Avenida João XXI, em Vermoim,...

Paíshá 8 horas

Agricultores afetados pelos incêndios de setembro declararam até agora 2,4 milhões em prejuízos

Os agricultores afetados pelos incêndios de setembro na região Norte declararam, até hoje, 2,4 milhões de euros de prejuízos, de...

Bragahá 9 horas

ASAE: Mais de 114 mil ovos apreendidos em estabelecimentos ilegais em Braga

A Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 114 mil ovos, com valor superior a 410 mil euros,...

Paíshá 9 horas

Doença da língua azul já provocou a morte de mais de 1.700 animais em explorações agrícolas de Norte a Sul

A doença da língua azul já afetou, pelo menos, 279 explorações de bovinos e ovinos, sobretudo em Évora e Beja,...

Paíshá 9 horas

Norte de Portugal e Galiza lançam programa para a inclusão da igualdade de género no trabalho

O Norte de Portugal e a Galiza, em Espanha, lançaram o programa transfronteiriço Iqual Campus, que tem por objetivo uma...

Guimarãeshá 9 horas

Festival Mucho Flow traz música moderna e alternativa a Guimarães até sábado

O festival Mucho Flow deu início à sua 11.ª edição, que até sábado vai levar mais de 20 artistas a...

Paíshá 9 horas

Estudo revela que a exposição a poluentes tem impacto nas doenças neurodegenerativas

Um trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) concluiu que os poluentes têm impacto no aumento das...

Economiahá 9 horas

Transportes de 10 mil euros ou mais têm de ser declarados ao fisco

As pessoas que, à entrada ou saída de Portugal, de ou com destino a um território fora da UE, que...

Arquivo

Mais Vistos