País
Subida do número de infeções obriga SNS a intensificar testes à covid-19

Os estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) devem intensificar os rastreios ao vírus SARS-CoV-2 a utentes, acompanhantes e visitas para identificação precoce da doença covid-19, de acordo com um despacho hoje publicado em Diário da República.
O despacho, datado do passado dia 14 e assinado pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, define que estes rastreios “são realizados, preferencialmente, com recurso a testes rápidos de antigénio (TRAg), sem prejuízo da possibilidade de realização de testes de amplificação de ácidos nucleicos (TAAN)”.
“Tendo em conta a atual situação epidemiológica, e, não obstante a já implementada realização programada e regular de rastreios, a prossecução da estratégia de medidas de desconfinamento determina a necessidade de intensificar os rastreios oportunísticos nas referidas unidades de saúde”, refere o documento.
A organização destes rastreios “não prejudica a realização de rastreios programados nos estabelecimentos e serviços do SNS, de acordo com as normas e orientações da Direção-Geral da Saúde”, acrescenta.
O despacho acrescenta ainda que a realização destes testes é assegurada pelos profissionais de saúde de cada estabelecimento ou serviço do SNS.

-
Desportohá 1 semana
Escalões jovens do FC Famalicão assinaram duas goleadas fora de casa este domingo
-
Bragahá 7 dias
Braga Romana regressa entre este mês com cinco palcos distribuídos pela cidade
-
Mundohá 5 dias
O novo Papa é dos Estado Unidos: Robert Prevost assume hoje como Sumo Pontífice
-
Famalicãohá 2 dias
Peregrinos de Famalicão chegam hoje ao Santuário de Fátima