Siga-nos nas redes

País

Varíola dos Macacos: Portugal recebe vacinas para contactos até ao final do mês

Publicado

em

A diretora-geral da Saúde disse hoje, em Alpiarça, que Portugal vai receber até ao final do mês as 2.700 vacinas disponibilizadas pela União Europeia para pessoas que tiveram contacto com doentes infetados com o vírus Monkeypox.

Graça Freitas, que apresentou, na Casa-Museu dos Patudos, em Alpiarça, o plano de saúde sazonal “Verão Seguro”, disse que assinou hoje o documento que permite ao mecanismo europeu doar as vacinas a Portugal.

emissão em direto da famatv

“Vamos receber essas vacinas até ao final do mês. Temos já uma posição da Comissão Técnica de Vacinação sobre quem são as pessoas candidatas a ser vacinadas”, disse, adiantando que estão a ser trabalhadas questões como o consentimento informado.

Segundo Graça Freitas, no final do mês estará pronta uma orientação com indicações para a vacinação de contactos, que está a ser trabalhada com os clínicos, a Comissão Técnica de Vacinação e os parceiros das outras instituições.

“É uma vacinação dirigida apenas a contactos dos doentes”, disse, salientando que a quantidade de vacinas atribuídas a Portugal pela União Europeia “é suficiente” para as necessidades do país, sendo que há ainda outros mecanismos a que Portugal poderá recorrer, “se necessário”.

Portugal registou esta terça-feira mais sete novos casos de infeção humana por vírus Monkeypox, o que faz com o que o número total tenha aumentado para 304 pessoas infetadas, de acordo com dados da Direção-geral da Saúde (DGS).

Até ao mês passado, a Monkeypox só tinha causado surtos consideráveis na África Central e Ocidental, sendo que o continente africano relatou até agora mais de 1.500 casos e 72 mortes suspeitas, numa epidemia separada.

As vacinas nunca foram usadas em África para controlar a varíola dos macacos.

Na semana passada, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, descreveu a disseminação contínua do Monkeypox em países que nunca viram a doença como “incomum e preocupante”.

Tedros Adhanom Ghebreyesus convocou uma reunião de especialistas para quinta-feira, para decidir se o surto em expansão deve ser declarado uma emergência global.

De acordo com as autoridades de saúde, a manifestação clínica da Monkeypox é geralmente ligeira, com a maioria das pessoas infetadas a recuperar da doença em poucas semanas.

Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, nódulos linfáticos inchados, calafrios, exaustão, evoluindo para erupção cutânea.

O período de incubação é tipicamente de seis a 16 dias, mas pode chegar aos 21 e, quando a crosta das erupções cutâneas cai, a pessoa infetada deixa de ser infecciosa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 23 minutos

Famalicão: Programa Acompanhar já evitou abandono escolar de cerca de mil jovens

Durante o período letivo 2022/2023, o Programa Acompanhar, destinado a crianças e jovens em risco de abandonar o ensino, colaborou...

Famalicãohá 57 minutos

Famalicão: Iniciativa “Dormir com os Livros” leva crianças e pais à Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco leva a cabo no dia 24 de maio a iniciativa “Dormir com os Livros”,...

Famalicãohá 2 horas

Músicos de Famalicão reuniram-se para criar o hino do concelho (vídeo)

O município de Famalicão divulgou, esta terça-feira, o seu hino, intitulado “Pequeno mundo onde pertenço, onde encontro a minha voz”....

Paíshá 3 horas

Meios de combate a incêndios florestais reforçado a partir desta quarta-feira

Os meios de combate a incêndios florestais vão ser reforçados a partir de hoje, passando a estar no terreno 11.293...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Mouquim realiza Mostra Comunitária este sábado

Mouquim realiza este sábado (18 de maio), a sua Mostra Comunitária, um evento dirigido à comunidade que pretende mostrar o...

Paíshá 4 horas

Colisão rodoviária em cadeia envolve três veículos na Trofa

Três veículos estiveram envolvidos, na manhã desta quarta-feira, numa colisão rodoviária em cadeia na Trofa. Tudo aconteceu na Estrada Nacional...

Desportohá 4 horas

Famalicão: “Caminhada Solidária” e “Trail Kids” para apoiar APPACDM realiza-se este domingo

Realiza-se este domingo uma “Caminhada Solidária”, cujos fundos angariados irá reverter a favor da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Recebe “Marcha Pela Paz e Liberdade” a 29 de maio

Famalicão recebe, no dia 29 de maio (quarta-feira) a “Marcha Pela Paz e Liberdade ONU” um evento promovido pelo Agrupamento...

Desportohá 5 horas

Famalicão: Futebolista de Lousado vai disputar eliminatória da Liga dos Campeões

O futebolista famalicense Luís Carlos Veloso Pereira, conhecido por Luca Pereira, natural de Lousado, prepara-se para disputar os jogos referentes...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Idosa caída dentro de habitação resgatada com recurso a plataforma elevatória dos bombeiros

Uma mulher idosa sofreu uma queda na sua residência em Calendário, acabando por ficar imóvel e impedida de abrir a...

Arquivo

Mais Vistos