Um jovem menor de idade foi multado pela GNR em 125 euros por circular de bicicleta, em cima de um passeio, enquanto mexia no telemóvel, uma situação exposta pelo pai do rapaz nas redes sociais,.
Na publicação em causa é explicado que “isto é uma pouca vergonha passaram uma multa a um menor só por vir em cima do passeio de bicicleta e a mexer no telemóvel. Não sabem onde ganhar mais dinheiro agora metem-se a passar multas aos garotos! É o país onde vivemos agora”, escreveu o pai.
Contactada pelo Sapo, a GNR confirma a coima e realça que “por se tratar de um menor, foi notificado o responsável legal, neste caso o pai, pela infração cometida” e que estes são também responsáveis pelas infrações previstas no Código da Estrada e legislação complementar os pais ou tutores que conheçam a inabilidade ou a imprudência dos seus filhos menores ou dos seus tutelados e não obstem, podendo, a que eles pratiquem a condução”.
Mais especificamente, a Guarda Nacional Republicana esclarece que o motivo para esta multa foi a “utilização do telemóvel durante a condução” e que neste caso a multa, que normalmente varia entre os 120 e 600 euros foi reduzida para metade, estando nesta caso a ser aplicada a partir de uma base de 60 euros e um limite de 300 euros.
Lembra-se a todos os condutores que “é proibida ao condutor, durante a marcha do veículo, a utilização ou o manuseamento de forma continuada de qualquer tipo de equipamento ou aparelho suscetível de prejudicar a condução, designadamente auscultadores sonoros e aparelhos radiotelefónicos”, de acordo com os termos da lei.