Siga-nos nas redes

País

Parlamento aprovou fim das SCUTS

Publicado

em

O parlamento aprovou hoje em votação final global a proposta do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT e nos troços “onde não existam vias alternativas que permitam um uso em qualidade e segurança”.

O texto final apresentado pela Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação, com origem numa proposta socialista, foi aprovado com os votos favoráveis do PS, Chega, BE, PCP, Livre e PAN, com a abstenção da IL e contra do PSD e CDS-PP.

O objetivo deste projeto-lei, que entra em vigor em 01 de janeiro de 2025, é acabar com as portagens na A4 – Transmontana e Túnel do Marão, A13 e A13-1 – Pinhal Interior, A22 – Algarve, A23 – Beira Interior, A24 – Interior Norte, A25 – Beiras Litoral e Alta e A28 – Minho nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.

De acordo com os socialistas, a medida tem um impacto orçamental de 157 milhões de euros.

Há uma semana, num comunicado enviado à agência Lusa, o presidente da Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP), Manuel Melo Ramos, alertou para o facto de o custo da abolição das portagens nas ex-SCUT vir a ser suportado pelos contribuintes.

A associação defendeu ainda que o seu conhecimento e a sua experiência na gestão de infraestruturas podem contribuir para uma decisão “com menor impacto para o erário público”.

Para a APCAP, o conhecimento do setor permite assegurar soluções “capazes de refletir modelos ajustados a cada situação”, mostrando-se assim totalmente disponível para dialogar e colaborar nesta matéria.

No mesmo sentido, a Associação Portuguesa de Contribuintes (APC) criticou no início de maio a proposta do PS de eliminação das portagens, referindo que esta abolição se resume a “transferir dos utilizadores para os contribuintes os custos com as infraestruturas em causa”.

“A dita ‘abolição’ significa apenas a transferência do custo de construção e manutenção dos troços em causa dos utilizadores para os contribuintes”, referiu a APC num comunicado enviado às redações.

Também a Associação Portuguesa de Empresas Ferroviárias (APEF) criticou a decisão sobre o fim das portagens nas ex-SCUT, considerando que penaliza a ferrovia e exigindo medidas equitativas.

“Esta decisão penaliza fortemente a ferrovia e demonstra, mais uma vez, a falta de visão estratégica dos decisores políticos para o setor dos transportes, permitindo que uma medida desta abrangência seja aprovada sem que se pense no impacto que a mesma terá ao nível da mobilidade e sustentabilidade ambiental”, defendeu a APEF, em comunicado, divulgado no dia 03 de maio.

Com opinião contrária, a Plataforma P’la Reposição das Scut considerou que o fim das portagens “faz justiça à população e às empresas do interior do país.

O projeto-lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT tinha sido anunciado pelo líder, Pedro Nuno Santos, durante o debate do Programa do Governo de Luís Montenegro no início de abril e motivou acusações de “hipocrisia” e de “incoerência”.

Em fevereiro de 2023, o parlamento, na altura de maioria socialista, chumbou, com votos contra do PS, diplomas do PSD, Chega e PCP para reduzir ou eliminar o pagamento de portagens nas antigas SCUT.

Na ocasião, o líder parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, lembrou que o valor das portagens nas autoestradas tem vindo a diminuir na vigência dos governos socialistas e acusou os sociais-democratas de “oportunismo político”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Póvoa de Varzimhá 12 horas

Póvoa de Varzim tem 8 praias certificadas com Bandeira Azul nesta época balnear

Mais de 400 praias portuguesas têm este ano bandeira azul, mais seis do que no ano passado, anunciou a Associação...

Desportohá 13 horas

FC Famalicão: “Guardião” Ivan Zlobin prevê mais uma “boa exibição” final de época

O FC Famalicão está em contagem decrescente para a sua derradeira partida desta edição da Primeira Liga de futebol nacional,...

Desportohá 15 horas

Famalicão: Professor Mário Oliveira é o único português entre os “100 Educator of the Year” da FIDE

Mário Oliveira, ex-professor das Escolas Didáxis de Vale S. Cosme e Riba de Ave, assim como do Colégio do Ave,...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão espera sol e subida das “máximas” para os 22 graus esta quinta-feira

Famalicão espera, esta quinta-feira, um dia de sol e subida dos valores dos termómetros, de acordo com as previsões do...

Bragahá 15 horas

Santos Populares: Já cheira a São João na cidade dos arcebispos

A cidade de Braga está em contagem decrescente para celebrar o seu santo padroeiro, São João, que assinala a despedida...

Barceloshá 17 horas

GNR: Homem de 53 anos detido por posse ilegal de armas em Barcelos

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Braga, através do Posto Territorial de Barcelos, procedeu à detenção de um...

Desportohá 17 horas

Rally de Portugal: Famalicense Pedro Almeida pronto para disputar lugar no ‘top’ nacional

O piloto famalicense Pedro Almeida está pronto para um dos momentos mais importantes desta época competitiva, o Rally de Portugal,...

Mundohá 18 horas

Primeira publicação de Papa Leão nas redes sociais expressou desejo de paz “nos corações” de todas as pessoas e famílias

O Papa Leão XIV decidiu comunicou com os fieis através das redes sociais, recorrendo á conta oficial do papado no...

Póvoa de Varzimhá 19 horas

Póvoa de Varzim: Mulher abordada pela GNR com mais de 500 artigos contrafeitos

O Comando Territorial da Guarda nacional do Porto, através do Posto Territorial de Vila do Conde, constituiu como arguida uma...

Famalicãohá 20 horas

Famalicão: Delães em festa para celebrar a Nossa Senhora das Candeias a 24 e 25 de maio

A freguesia de Delães, no concelho de Famalicão, está em festa nos dias 24 e 25 de maio (sábado e...

Arquivo

Mais Vistos