Economia
A inflação está aqui para ficar: Especialistas analisam perda do poder de compra em Portugal
A inflação está aqui para ficar, de acordo com especialistas. A perda do poder de compra dos salários médios por trabalhador será de cerca de 3,5% em 2022 – a maior redução desde a Tróica em 2012. Portugal terá a 11ª maior perda de poder de compra entre os 33 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
Segundo o jornal Dinheiro Vivo, que se baseia em dados recentes da OCDE, a queda do poder de compra dos salários médios per capita em Portugal deve-se principalmente ao facto de o aumento da remuneração média por empregado ser de apenas 2,9%, o sexto mais fraco no grupo de três dúzias de economias da OCDE.
Com base nas novas previsões da OCDE, a previsão da erosão salarial portuguesa para este ano – na região de 3,5%, que foi causada pela inflação – é superior à média da zona euro e do grupo da OCDE (2,8% em ambos os casos). À frente da tabela está a República Checa (mais de 7%) e completando o pódio estão a Estónia e o México, que ocupam a segunda e terceira posições no ranking, respectivamente.
-
Paíshá 1 semana
Faleceu Arlindo Fagundes ilustrador da coleção de livros “Uma Aventura”
-
Economiahá 5 dias
Operadoras de telecomunicações proibidas de cobrar pela portabilidade de números este ano
-
Desportohá 4 dias
Paulo Marques: Novas tecnologias e mais “profissionalismo” são as grandes diferenças do “novo” Dakar
-
Paíshá 2 dias
GNR apreende mais de 4.300 artigos contrafeitos no concelho da Maia