País
A época balnear na região norte oficialmente aberta
A partir deste sábado, 15 de junho, está oficialmente aberta a época balnear na região norte do país. Este ano, a nível nacional, a época balnear começou em maio e vai prolongar-se até outubro.
A definição da época balnear de cada ano é regulamentada por uma portaria publicada em Diário da República, que identifica as águas balneares e a respetiva duração. Até à publicação, considera-se que, a nível nacional, a época balnear decorre entre 1 de maio e 30 de outubro. Dentro destas datas, as câmaras municipais têm a autonomia para determinar o início e o fim da época balnear no seu território, com algumas a optarem por começar mais cedo e terminar mais tarde.
O número de praias de banhos pode aumentar desde que, entre as águas balneares identificadas na portaria, esteja assegurada a assistência a banhistas durante a época balnear.
No Grande Porto, as opções para mergulho são vastas: praia de Matosinhos, Castelo do Queijo, Foz, Luz, Ingleses, Ourigo, Carneiro, Pastoras, Molhe, Gondarém, Homem do Leme, Aquário e a piscina das marés de Leça da Palmeira.
Nas águas interiores, a época balnear iniciou em junho e vai terminar em julho.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) realizará, durante toda a época balnear, análises para avaliar se a qualidade das águas balneares é adequada para a prática de banhos.
A Autoridade Marítima Nacional terá no terreno um dispositivo com 27 estações salva-vidas, mais de três dezenas de embarcações e 25 motas de salvamento marítimo, além de quatro dezenas de viaturas e diversos outros meios, no âmbito dos projetos Seawatch, Praia Saudável e Praia Segura, com o envolvimento da Polícia Marítima.
A aplicação “Info Praia” está novamente ativa este ano, para facilitar, em qualquer local e de forma rápida, o acesso à informação atualizada sobre as águas balneares.
PASSOU EM DIRETO
-
Desportohá 1 semana
Famalicão: Nova residência vai acolher primeiros estudantes já em 2025
-
Paíshá 1 semana
Ex-concorrente do Big Brother alvo de queixa após uso indevido de igreja na gravação de conteúdo para as redes sociais
-
Paíshá 6 dias
Nuvens lenticulares voltaram a criar espetáculo raro nos céus do Alto Minho
-
Famalicãohá 3 dias
Famalicão: Coroas de Natal mais bonitas vão a concurso em Riba de Ave