Esta quinta-feira os céus foram ponto de atenção, na Região Norte de Portugal, zona onde apareceram formações nebulosas lenticulares, um fenónemo não muito habitual e digno de ser registado.
Este foi o caso na Estrada Nacional 2, zona de Vila Pouca de Aguiar, Alto Tâmega e Barroso, onde quem por lá passava registou o fenómeno, tal como divulgou a plataforma Meteo Trás os Montes.
Estas nuvens lenticulares são formações de nuvens estacionárias que se formam em altitudes elevadas, geralmente alinhadas perpendicularmente à direção do vento. Estas destacam-se pela sua aparência de lente ou disco, e são comuns em áreas montanhosas onde o ar é forçado a subir, condensa e forma estas nuvens.
Embora a formação de nuvens lenticulares seja um fenómeno bem compreendido, estas não são habituais em qualquer região, sendo mais comuns em áreas com as condições topográficas e atmosféricas mencionadas. Em locais planos e onde os ventos não são suficientemente fortes ou estáveis, a formação destas nuvens é rara.
Foto: Meteo Trás os Montes/Joana Monteiro/DR