Siga-nos nas redes

País

Enchente de banhistas nas praias do Norte este fim de semana fez lembrar tempos pré-covid

Publicado

em

A época balnear abriu oficialmente este fim de semana a Norte e, apesar da nortada pouco convidativa, muitos foram os banhistas que encheram as praias e bares de Matosinhos, levando os concessionários a sonhar com regresso a “tempos pré-covid”.

A praia de Matosinhos, no distrito do Porto, encheu-se de banhistas que, mais do que aproveitar o feriado, o sol e o mar, vieram usufruir da “liberdade” e do “aparente regresso à normalidade”.

Apesar do sol, a nortada não deu descanso aos banhistas, levando muitos deles a “refugiar-se da areia” nos bares da envolvente da praia para satisfação dos concessionários que, revelaram à Lusa, estar à espera de uma “excelente época balnear”.

Com a esplanada cheia e fila para comprar gelados, o responsável pelo bar Praia do Titan, Hélder Peixoto, está com esperança de que esta época balnear seja igual àquelas dos “tempos pré-covid-19”.

Após dois anos muito complicados para o negócio devido à pandemia, Hélder espera, este ano, recuperar o “tempo perdido”.

Essa também é a expectativa de Adolfo Santos, vendedor de gelados, que aguarda por “muita gente e muitas vendas”, esperando que o São Pedro também dê uma ajuda e traga muito calor para os próximos tempos para impulsionar o consumo destes produtos que fazem a delicia dos miúdos e graúdos.

Na fila da barraca de gelados estavam as amigas Raquel e Inês, de 24 e 26 anos, à espera para “matar o desejo de gelados”, os quais ainda não comeram este ano.

“Vou inaugurar hoje a época dos gelados”, confidenciou Inês que, apesar do vento, insistiu em ficar na praia durante a tarde porque as “saudades de um aparente regresso à normalidade” eram muitas.

Mais do que um regresso à normalidade, Paula Antunes, de 43 anos, veio à praia acompanhada da filha mais nova, de 10 anos, para usufruir do “sentimento de liberdade”.

“É tão bom vir sem máscara e sem álcool gel. Há que enfrentar a situação e não pensar demasiado na pandemia porque pensando em demasia não se vive e para não viver bastaram os dois últimos anos”, disse à Lusa sentada num murro da marginal de Matosinhos, enquanto sacudia os pés de areia.

Também na marginal, e colocando-se num lugar estratégico, estava Samir à espera de vender pulseiras, colares, chapéus e demais acessórios, alguns dos quais ficaram por vender nos últimos dois anos.

Falando num “bom dia de vendas”, impulsionado pelo facto de ser feriado, Samir aguarda uma “boa temporada de Verão” para ajudar a colmatar os prejuízos dos últimos anos causados pela covid-19, apesar de notar que as pessoas acham tudo caro.

Uns metros à frente, e no bar Lais de Guia, o responsável contou que o movimento de pessoas tem sido “muito grande” porque estiveram limitadas durante dois anos e agora querem é sair, divertir-se, passear e estar com amigos.

Apesar de acreditar numa boa época balnear, o responsável mostrou-se apreensivo com o que “aí vem”, nomeadamente com a inflação, as taxas de juro e os efeitos da guerra motivos que, entendeu, poderão vir a limitar o consumo.

Contudo, a meio da tarde, a marginal, praia e bares de Matosinhos continuavam repletos de pessoas, fazendo jus ao facto desta cidade ser conhecida como sendo uma “terra de peixe e de mar”.

A época balnear abriu hoje para a totalidade das 125 praias costeiras do Norte, mais três que em 2021, e parte das 36 fluviais, menos duas que no último ano.

Segundo a portaria publicada a 05 de maio, em Diário da República (DR), nas praias costeiras do Norte (entre Caminha e Espinho) a época balnear decorre até 11 de setembro.

Já nas praias fluviais do norte, a época balnear arranca de forma faseada até 02 de julho e termina a 18 de setembro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Sociedadehá 43 minutos

Trofa: Suspeitos filmados a assaltar viaturas em garagem

Dois homens foram apanhados pelas câmaras de videovigilância enquanto arrombavam viaturas numa garagem situada no centro da Trofa. Ao aperceberem-se...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Árvore cai com rajada de vento e causa danos em Famalicão

Este sábado ficou marcado pela queda de uma árvore de grande porte na Avenida de França, em Vila Nova de...

Paíshá 5 horas

Maioria dos detidos na operação de Páscoa conduzia sob efeito de álcool ou sem carta

No âmbito da Operação Páscoa Segura 2025, nas áreas da responsabilidade da PSP a nível nacional, foram efetuadas 686 detenções...

Paíshá 5 horas

Neve encerra acessos ao maciço da Serra da Estrela

Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela, a circulação está interrompida em...

Sociedadehá 6 horas

Euromilhões: Páscoa deixa ‘ovos de ouro’ em Portugal

Ninguém acertou na chave vencedora do sorteio 031/2025 do Euromilhões desta sexta-feira, 18 de abril. Contudo, há boas notícias para...

Famalicãohá 19 horas

Páscoa 2025: Recriação do Julgamento de Jesus

Reveja a recriação do Julgamento de Jesus, na antiga Igreja Matriz de Famalicão. Para esta noite de sexta-feira santa, estava...

Sociedadehá 19 horas

Veja os Golos! FC Porto 2 – 1 FC Famalicão

O Futebol Clube de Famalicão perde esta tarde com o FC Porto por duas bolas a uma no Estádio do...

Bragahá 20 horas

Suspeito é presente este sábado a interrogatório no Tribunal de Famalicão

O Palácio de Belém emitiu hoje uma nota oficial, informando que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, contactou...

Regiãohá 21 horas

Autarca de Vizela sob investigação por alegada violência doméstica

O presidente da Câmara Municipal de Vizela e líder da Federação de Braga do Partido Socialista, Victor Hugo Salgado, encontra-se...

Desportohá 24 horas

Hóquei em patins: Riba d’Ave HC vence Sanjoanense em jogo em atraso

O Riba de Ave Hóquei Clube (RAHC) venceu, na noite desta quinta-feira, a AS Sanjoanense, em jogo de atraso relativo...

Arquivo

Mais Vistos