Siga-nos nas redes

País

Enchente de banhistas nas praias do Norte este fim de semana fez lembrar tempos pré-covid

Publicado

em

A época balnear abriu oficialmente este fim de semana a Norte e, apesar da nortada pouco convidativa, muitos foram os banhistas que encheram as praias e bares de Matosinhos, levando os concessionários a sonhar com regresso a “tempos pré-covid”.

A praia de Matosinhos, no distrito do Porto, encheu-se de banhistas que, mais do que aproveitar o feriado, o sol e o mar, vieram usufruir da “liberdade” e do “aparente regresso à normalidade”.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Apesar do sol, a nortada não deu descanso aos banhistas, levando muitos deles a “refugiar-se da areia” nos bares da envolvente da praia para satisfação dos concessionários que, revelaram à Lusa, estar à espera de uma “excelente época balnear”.

Com a esplanada cheia e fila para comprar gelados, o responsável pelo bar Praia do Titan, Hélder Peixoto, está com esperança de que esta época balnear seja igual àquelas dos “tempos pré-covid-19”.

Após dois anos muito complicados para o negócio devido à pandemia, Hélder espera, este ano, recuperar o “tempo perdido”.

Essa também é a expectativa de Adolfo Santos, vendedor de gelados, que aguarda por “muita gente e muitas vendas”, esperando que o São Pedro também dê uma ajuda e traga muito calor para os próximos tempos para impulsionar o consumo destes produtos que fazem a delicia dos miúdos e graúdos.

Na fila da barraca de gelados estavam as amigas Raquel e Inês, de 24 e 26 anos, à espera para “matar o desejo de gelados”, os quais ainda não comeram este ano.

“Vou inaugurar hoje a época dos gelados”, confidenciou Inês que, apesar do vento, insistiu em ficar na praia durante a tarde porque as “saudades de um aparente regresso à normalidade” eram muitas.

Mais do que um regresso à normalidade, Paula Antunes, de 43 anos, veio à praia acompanhada da filha mais nova, de 10 anos, para usufruir do “sentimento de liberdade”.

“É tão bom vir sem máscara e sem álcool gel. Há que enfrentar a situação e não pensar demasiado na pandemia porque pensando em demasia não se vive e para não viver bastaram os dois últimos anos”, disse à Lusa sentada num murro da marginal de Matosinhos, enquanto sacudia os pés de areia.

Também na marginal, e colocando-se num lugar estratégico, estava Samir à espera de vender pulseiras, colares, chapéus e demais acessórios, alguns dos quais ficaram por vender nos últimos dois anos.

Falando num “bom dia de vendas”, impulsionado pelo facto de ser feriado, Samir aguarda uma “boa temporada de Verão” para ajudar a colmatar os prejuízos dos últimos anos causados pela covid-19, apesar de notar que as pessoas acham tudo caro.

Uns metros à frente, e no bar Lais de Guia, o responsável contou que o movimento de pessoas tem sido “muito grande” porque estiveram limitadas durante dois anos e agora querem é sair, divertir-se, passear e estar com amigos.

Apesar de acreditar numa boa época balnear, o responsável mostrou-se apreensivo com o que “aí vem”, nomeadamente com a inflação, as taxas de juro e os efeitos da guerra motivos que, entendeu, poderão vir a limitar o consumo.

Contudo, a meio da tarde, a marginal, praia e bares de Matosinhos continuavam repletos de pessoas, fazendo jus ao facto desta cidade ser conhecida como sendo uma “terra de peixe e de mar”.

A época balnear abriu hoje para a totalidade das 125 praias costeiras do Norte, mais três que em 2021, e parte das 36 fluviais, menos duas que no último ano.

Segundo a portaria publicada a 05 de maio, em Diário da República (DR), nas praias costeiras do Norte (entre Caminha e Espinho) a época balnear decorre até 11 de setembro.

Já nas praias fluviais do norte, a época balnear arranca de forma faseada até 02 de julho e termina a 18 de setembro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 9 horas

Veja o golo! FC Famalicão 0-1 Sporting CP

O FC Famalicão perdeu esta noite no Estádio Municipal frente ao Sporting CP em jogo em atraso a contar para...

Desportohá 11 horas

RELATO | FC Famalicão x Sporting CP

Acompanhe em direto todas as emoções da partida entre o FC Famalicão e o Sporting CP a contar para a...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Colisão rodoviária em Brufe faz um ferido

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta terça-feira, na sequência de uma colisão rodoviária na Avenida Dom Afonso III, em...

Bragahá 13 horas

Criança de 4 anos esquecida em viatura de transporte escolar em Fafe

Um menino, de 4 anos, ficou esquecido durante a manhã de hoje no interior da viatura de transporte escolar que...

Desportohá 13 horas

FC Famalicão X Sporting: Adeptos mais ferrenhos revelam previsões e emoções para um dos jogos mais decisivos desta edição da I Liga

Neste final de tarde são milhares os que se dirigem ou esperam acompanhar a nova data do FC Famalicão X...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão espera quarta-feira de sol e “máximas” de 25.º graus

Famalicão espera, esta quarta-feira, mais um dia de sol, parcialmente nublado, de acordo com as previsões meteorológicas do Instituto Português...

Famalicãohá 14 horas

Lions Clube de Famalicão oferece camas articuladas a doentes com necessidades sinalizadas

O Lions Clube de Famalicão realizou mais uma das suas missões solidárias com a oferta de duas camas articuladas a...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: XII Passeio de Bicicletas Antigas realiza-se em Seide este sábado

A Confraria de Bicicletas e Motas Antigas de Seide S. Paio convida a comunidade para o XII Passeio de Bicicletas...

Sociedadehá 16 horas

Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores defende alargamento da época balnear após diversas tragédias no mar nas últimas semanas

O presidente da Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores (FEPONS) defendeu que a época balnear “não se pode restringir somente ao...

Desportohá 16 horas

Futebol Clube de Famalicão Sporting joga-se hoje

A poucas horas do jogo Futebol Clube de Famalicão – Sporting Clube de Portugal, fomos perceber o que está a...

Arquivo

Mais Vistos