Siga-nos nas redes

País

Enchente de banhistas nas praias do Norte este fim de semana fez lembrar tempos pré-covid

Publicado

em

A época balnear abriu oficialmente este fim de semana a Norte e, apesar da nortada pouco convidativa, muitos foram os banhistas que encheram as praias e bares de Matosinhos, levando os concessionários a sonhar com regresso a “tempos pré-covid”.

A praia de Matosinhos, no distrito do Porto, encheu-se de banhistas que, mais do que aproveitar o feriado, o sol e o mar, vieram usufruir da “liberdade” e do “aparente regresso à normalidade”.

Apesar do sol, a nortada não deu descanso aos banhistas, levando muitos deles a “refugiar-se da areia” nos bares da envolvente da praia para satisfação dos concessionários que, revelaram à Lusa, estar à espera de uma “excelente época balnear”.

Com a esplanada cheia e fila para comprar gelados, o responsável pelo bar Praia do Titan, Hélder Peixoto, está com esperança de que esta época balnear seja igual àquelas dos “tempos pré-covid-19”.

Após dois anos muito complicados para o negócio devido à pandemia, Hélder espera, este ano, recuperar o “tempo perdido”.

Essa também é a expectativa de Adolfo Santos, vendedor de gelados, que aguarda por “muita gente e muitas vendas”, esperando que o São Pedro também dê uma ajuda e traga muito calor para os próximos tempos para impulsionar o consumo destes produtos que fazem a delicia dos miúdos e graúdos.

Na fila da barraca de gelados estavam as amigas Raquel e Inês, de 24 e 26 anos, à espera para “matar o desejo de gelados”, os quais ainda não comeram este ano.

“Vou inaugurar hoje a época dos gelados”, confidenciou Inês que, apesar do vento, insistiu em ficar na praia durante a tarde porque as “saudades de um aparente regresso à normalidade” eram muitas.

Mais do que um regresso à normalidade, Paula Antunes, de 43 anos, veio à praia acompanhada da filha mais nova, de 10 anos, para usufruir do “sentimento de liberdade”.

“É tão bom vir sem máscara e sem álcool gel. Há que enfrentar a situação e não pensar demasiado na pandemia porque pensando em demasia não se vive e para não viver bastaram os dois últimos anos”, disse à Lusa sentada num murro da marginal de Matosinhos, enquanto sacudia os pés de areia.

Também na marginal, e colocando-se num lugar estratégico, estava Samir à espera de vender pulseiras, colares, chapéus e demais acessórios, alguns dos quais ficaram por vender nos últimos dois anos.

Falando num “bom dia de vendas”, impulsionado pelo facto de ser feriado, Samir aguarda uma “boa temporada de Verão” para ajudar a colmatar os prejuízos dos últimos anos causados pela covid-19, apesar de notar que as pessoas acham tudo caro.

Uns metros à frente, e no bar Lais de Guia, o responsável contou que o movimento de pessoas tem sido “muito grande” porque estiveram limitadas durante dois anos e agora querem é sair, divertir-se, passear e estar com amigos.

Apesar de acreditar numa boa época balnear, o responsável mostrou-se apreensivo com o que “aí vem”, nomeadamente com a inflação, as taxas de juro e os efeitos da guerra motivos que, entendeu, poderão vir a limitar o consumo.

Contudo, a meio da tarde, a marginal, praia e bares de Matosinhos continuavam repletos de pessoas, fazendo jus ao facto desta cidade ser conhecida como sendo uma “terra de peixe e de mar”.

A época balnear abriu hoje para a totalidade das 125 praias costeiras do Norte, mais três que em 2021, e parte das 36 fluviais, menos duas que no último ano.

Segundo a portaria publicada a 05 de maio, em Diário da República (DR), nas praias costeiras do Norte (entre Caminha e Espinho) a época balnear decorre até 11 de setembro.

Já nas praias fluviais do norte, a época balnear arranca de forma faseada até 02 de julho e termina a 18 de setembro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 15 horas

Dia do Professor: A classe está cada vez mais envelhecida

Os professores são uma classe cada vez mais envelhecida, em que a maioria tem mais de 50 anos, e que...

Mundohá 15 horas

Galiza – Jovem minhoto faleceu em Ferrol na sequência de acidente de trabalho

Um jovem português de 26 anos, natural do Minho, faleceu na passada sexta-feira, na sequência de um grave acidente de...

Regiãohá 16 horas

Aqui perto: Homem abusou de pessoa incapaz de resistência durante 10 anos e foi agora detido

Um homem de 52 anos foi detido pela presumível autoria de diversos crimes de abuso sexual, levados a cabo nos...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Caminhada solidária reúne famalicenses na luta contra o cancro da mama

A Associação do Voluntariado Hospitalar do Hospital de Famalicão iniciou as celebrações do Outubro Rosa com uma série de atividades...

Paíshá 20 horas

Preço do cabaz alimentar ficou mais barato dois euros

A DECO PROTeste revelou que o cabaz alimentar, composto por 63 produtos essenciais, registou uma descida de quase dois euros....

Famalicãohá 21 horas

Famalicão: Fradelos comemora 300 anos da Confraria de N. Sra. do Rosário com celebrações e palestras culturais

Entre os dias 7 e 13 de outubro, Fradelos celebrará os 300 anos da Confraria de Nossa Senhora do Rosário,...

Desportohá 1 dia

Veja os golos! Rio Ave FC 1-1 FC Famalicão

O Rio Ave FC e o FC Famalicão empataram a uma bola esta noite no Estádio dos Arcos em Vila...

Póvoa de Varzimhá 1 dia

Homem que disparou arma de fogo contra carro de um casal na A28 detido pela Polícia Judiciária

Foi agora detido pela Polícia Judiciária um homem, de 30 anos, que havia baleado por três vezes um automóvel que...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão promove workshop sobre desenho e gravação a laser gratuito

O município de Famalicão leva a cabo, através do projeto “Famalicão MadeIN”, uma iniciativa que irá consistir num workshop dedicado...

Barceloshá 2 dias

Empresa que distribuía cannabis e LSD, em Barcelos desmantelada pela PJ

A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou uma empresa que distribuía canábis e LSD, em Barcelos, e deteve um casal que estava...

Arquivo

Mais Vistos