País
Novo Cartão de Cidadão em vigor a partir de hoje com várias novidades
A produção da nova versão do Cartão de Cidadão já começou e o primeiro cartão será entregue hoje, explicou uma fonte do Ministério da Justiça à Lusa.
Este novo cartão foi anunciado pelo Governo cessante em março, sendo descrito como “mais seguro e mais digital” e como um cartão “muito inovador”, com tecnologia contactless para simplificar a leitura de informações e abrir novas formas de utilização.
Em conformidade com a legislação europeia mais recente e os padrões de segurança, o novo cartão possui um segundo chip com tecnologia ‘contactless’ para maior segurança física e eletrónica, permitindo a sua utilização tanto em serviços públicos como no setor privado, sem necessidade de um leitor de cartões, explica o Ministério no seu site.
É através da tecnologia ‘contactless’ que o novo cartão de cidadão poderá ser utilizado como bilhete de transporte em todo o país, possibilitando a associação de bilhetes eletrónicos para espetáculos, além de servir como meio de autenticação em serviços digitais ou presenciais.
Embora seja um cartão físico, cerca de 50% das suas características são digitais, integrando mais de 30 elementos de segurança físicos, eletrónicos e digitais, com materiais inovadores, destacando o Ministério que o cartão continua a ser, até hoje, um dos documentos de identidade mais seguros do mundo.
A foto do novo titular do cartão agora é maior, para permitir uma melhor identificação do portador do Cartão de Cidadão, e o chip encontra-se agora na parte traseira.
O novo cartão de identidade também visa melhorar a precisão e eficiência nos processos de controlo fronteiriço e de segurança, garantindo documentos de viagem seguros e à prova de falsificações.
-
Bragahá 1 semana
Satélite da Universidade do Minho parte hoje para o espaço em foguetão de Elon Musk
-
Desportohá 1 semana
FC Famalicão: Gustavo Sá e equipa com motivação em alta para receber SL Benfica
-
Paíshá 4 dias
Euromilhões: Já sabe qual é a chave desta sexta-feira que vale 76 milhões?
-
Famalicãohá 1 dia
Famalicão: Lousado concluiu plantação de 16 árvores nas margens do rio Pelhe