Connect with us

País

Marcelo “preocupado” com falta de médicos de obstetrícia no Hospital de Braga

Published

on

O Presidente da República considerou hoje objeto de preocupação o encerramento de serviços de urgência de obstetrícia, mas contrapôs que se trata de um “ponto crítico específico” e que deve olhar-se para o sistema de saúde globalmente.

Esta posição foi assumida por Marcelo Rebelo de Sousa em Londres, depois de questionado pelos jornalistas sobre o encerramento de serviços de urgência de obstetrícia em Portugal.

Na resposta, o chefe de Estado desdramatizou, dizendo que houve “uma situação crítica neste fim de semana longo em alguns serviços de obstetrícia”.

“Isso acontece e, obviamente, não deixa de ser objeto de preocupação. Mas esse é um ponto crítico específico. Temos de olhar para esses pontos específicos, que têm a ver com outro que é o dos cuidados primários, analisando o sistema como um todo e ir introduzindo as mudanças necessárias para o adaptar à realidade”, acrescentou.

O Hospital de Braga confirmou hoje que vai fechar domingo, e durante 24 horas, a urgência de obstetrícia “pela impossibilidade completar escalas”, mas garante que “está a trabalhar” para que “a resposta seja garantida” junto de outras unidades.

Num comunicado enviado à agência Lusa, o conselho de administração do Hospital de Braga confirma parte da informação divulgada esta manhã pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM), apontando que pela “impossibilidade de se completarem as escalas de trabalho necessárias, o serviço de urgência de ginecologia e obstetrícia estará encerrado desde as 08:00 de domingo até às 08:00 de segunda-feira”.

“Por sua vez, o conselho de administração não confirma o encerramento deste serviço no dia 18 de junho”, lê-se no comunicado, no qual a direção deste equipamento hospitalar garante estar envidar “diariamente todos os esforços” pata ultrapassar esta situação.

O Hospital de Braga sublinha que está a apostado em “manter assegurada a prestação de cuidados de saúde de forma regular às grávidas e parturientes da região”.

“Simultaneamente, [o conselho de administração] reforça que se encontra a trabalhar de forma articulada com outros hospitais da região, de forma a que a resposta aos utentes seja garantida pela rede de instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, conclui.

O SIM divulgou hoje, também em comunicado, que o Hospital de Braga vai fechar a urgência de obstetrícia no domingo por falta de médicos para assegurar a escala.

“Em vez dos necessários cinco médicos ginecologistas/obstetras, o Hospital de Braga tem apenas dois médicos na escala para o dia 12 de junho, quer de dia quer à noite”, refere o SIM em comunicado.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Advertisement Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Guimarães2 horas ago

Detido por tentar atropelar 5 pessoas em Guimarães incluindo 3 inspetores da PJ

Um homem, de 59 anos, foi detido por cinco crimes de homicídio tentado, por tentar atropelar na via pública três...

País3 horas ago

Governo atribui 6,80 euros por cada colmeia afetada pelos incêndios

O Governo criou um apoio extraordinário de 6,80 euros por cada colmeia afetada pelos incêndios de 15 a 19 de...

Famalicão4 horas ago

Famalicão: Colisão entre mota e ligeiro faz um ferido em Landim

Uma pessoa ficou ferida, ao início da tarde desta segunda-feira, na sequência de uma colisão rodoviária envolvendo um veículo de...

Famalicão5 horas ago

Famalicão espera dia nublado mas sem chuva esta terça-feira

Famalicão espera, esta segunda-feira, um dia sem chuva, embora com céus bastante nublados ao longo de todo o período diurno,...

Barcelos6 horas ago

Homem gravemente ferido após queda de 6 metros num acidente de trabalho em Barcelos

Um homem com cerca de 35 anos ficou gravemente ferido, na tarde desta segunda-feira, na sequência de uma queda em...

Famalicão6 horas ago

Governo apoia agricultores de Famalicão afetados pelos incêndios

O Governo atualizou a lista de freguesias com explorações agrícolas afetadas pelos incêndios, no âmbito de um apoio total de...

Famalicão6 horas ago

Famalicão: Dois detidos com faca e taco de basebol após cenário de agressões este sábado

Dois homens, com 21 e 31 anos, foram detidos pela Polícia de Segurança Pública, este sábado, na cidade de Vila...

Famalicão7 horas ago

Famalicão: Gavião inaugurou novo relvado sintético e iluminação do seu Parque Polidesportivo

Realizou-se, este sábado, a inauguração do novo piso de relva sintética e sistema de iluminação com projetores LED do Parque...

Famalicão10 horas ago

Famalicão: Partido Socialista celebrou Magusto com centenas de militantes e simpatizantes

O Partido Socialista de Famalicão celebrou, nas ruas da cidade, este fim de semana, o seu Magusto, um momento que...

Famalicão11 horas ago

Famalicão: Coroas de Natal mais bonitas vão a concurso em Riba de Ave

A Junta de Freguesia de Riba de Ave promove, nesta quadra festiva, um concurso para criação de coroas natalícias, num...

Arquivo

Mais Vistos