País
Calor do Verão vai manter-se até Outubro -IPMA
As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para o mês de Junho revelam que as temperaturas deverão estar acima dos valores habituais, com outros três a seis graus previstos no interior e entre um e seis graus na zona costeira.
“Existem vários cenários, mas o mais provável é que o mês de Junho seja considerado normal a quente”, disse Ricardo Deus, da Divisão de Previsão e Vigilância Meteorológica e da Divisão de Clima e Alterações Climáticas do IPMA.
As previsões para os próximos dias indicam um aumento das temperaturas, especialmente no interior, onde “subirão para valores acima do normal para a estação, lembrando-nos que o Verão está próximo”. No entanto, na segunda-feira, deverá haver uma descida da temperatura máxima, que se acentuará no dia seguinte.
Segundo um relatório da CNN Portugal, Ricardo Deus acrescentou ainda que “Maio de 2022 terá sido um dos mais quentes desde 1931”. De acordo com dados fornecidos pelo IPMA, durante o mês de Maio deste ano, as temperaturas foram quase sempre superiores ao valor médio mensal, com ênfase nos dias 20, 27 e 28, quando a temperatura máxima do ar era superior a 30 graus.
Em relação ao Verão, as temperaturas elevadas deverão manter-se como é habitual na época do ano, prevendo-se também que continuem em Setembro e Outubro, quando baseadas em dados anteriores.
“Nos últimos 20 anos, nos meses de Setembro e Outubro, o valor médio da temperatura média do ar em Portugal Continental foi quase sempre superior ao valor normal”, concluiu.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Temperaturas chegam aos zero graus esta quarta-feira
-
Regiãohá 1 semana
Incêndio deflagrou em viatura que circulava na A28 em Vila do Conde
-
Economiahá 5 dias
Preço do gasóleo vai aumentar 5 cêntimos ou mais a partir de segunda-feira. Gasolina segue tendência
-
Barceloshá 2 dias
Homem identificado pela GNR por transportar 88 pares de calçado contrafeito em Barcelos