Siga-nos nas redes

País

Assembleia da República debate hoje legalização da canábis para consumo pessoal

Publicado

em

A Assembleia da República debate hoje os projetos de lei do Bloco de Esquerda (BE) e da Iniciativa Liberal (IL) para legalização da canábis para consumo pessoal, um agendamento potestativo dos bloquistas.

A fixação da ordem do dia foi pedida pelo BE, que volta assim a insistir legalização da canábis para uso recreativo, tendo a IL decidido ir “a jogo” e arrastar o seu projeto de lei para o debate que decorre esta tarde no plenário do parlamento.

De acordo com o projeto de lei do BE, e conforme noticiado pela agência Lusa, os bloquistas propõem a “legalização da canábis para consumo pessoal não-medicinal, passando a lei a regular os aspetos da produção e do cultivo, da comercialização, da aquisição, detenção e consumo da planta ou derivados”.

O BE quer que “o consumo, o cultivo, a aquisição ou detenção, para consumo pessoal, de plantas, substâncias ou preparações de canábis” deixem de “constituir ilícito contraordenacional ou criminal”.

Os bloquistas pretendem também que seja “permitido o comércio de canábis e de produtos derivados da planta com efeitos psicoativos em estabelecimentos autorizados e licenciados para o efeito” (que podem também vender através da internet), mas fica proibida a “venda de canábis sintética ou misturada com produtos que procuram potenciar o efeito psicoativo” ou “enriquecida com aromas, sabores ou aditivos”.

O partido sugere igualmente “a possibilidade de cultivo para consumo pessoal, impondo-se um limite de cinco plantas de canábis”, não sendo permitida a venda a menores de idade ou pessoas com anomalia psíquica.

De acordo com o projeto de lei do BE, o consumo de canábis é proibido “em espaços fechados e alguns locais públicos, nomeadamente junto de parques infantis”, aplicando as restrições previstas para o tabaco.

Quanto ao Estado, “deve regular todo o circuito de cultivo, produção e distribuição”, criar “um imposto especial sobre a venda de produtos de canábis para fins recreativos e define o preço recomendado por grama, equiparando ao preço médio praticado no mercado ilegal, de forma a combater o tráfico”.

É precisamente na questão do Estado que, à agência Lusa, o deputado único da IL, João Cotrim Figueiredo, diferenciou a iniciativa dos liberais – que já estava no programa político do partido – para a “legalização responsável” da canábis para consumo pessoal, que também prevê o auto-cultivo com limites, a proibição de venda a menores de 18 anos e perto de escolas.

Assim, segundo Cotrim Figueiredo, os liberais vão “a jogo com uma lógica diferente da do Bloco de Esquerda”.

“Vamos com muito menos intervenção do Estado, sem intervenções no tabelamento de preços ou na exclusividade da comercialização ou até na variedade dos produtos transformados da canábis”, contrastou.

Os liberais reconhecem que o Estado “tem aqui um papel a desempenhar”, mas apenas “nos mesmos termos que a lei que já existe e que regula, por exemplo, o cultivo, a transformação e a comercialização do tabaco”, dando a todos esses operadores nesse mercado “responsabilidades específicas no que diz respeito ao cultivo, à rotulagem, à informação que tem de disponibilizar e aos avisos de saúde”.

“Tudo isso será aplicável à canábis também a partir do momento em que essa substância saia da lista de substâncias proibidas”, acrescentou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 3 horas

Mais de 7 toneladas de cannabis apreendidas pela PJ. Plantas valiam mais de 400 mil euros

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu 7,3 toneladas de canábis e 411 mil euros na operação de terça-feira contra o tráfico...

Bragahá 5 horas

Braga: Capotamento de veículo deixa duas pessoas feridas na EN309

Duas pessoas ficaram feridas, na tarde desta quarta-feira, na sequência de um acidente rodoviário, no qual se registou o capotamento...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão espera quinta-feira de sol e “máximas” de 25 graus

Famalicão espera, esta quinta-feira, mais um dia de sol e temperaturas amenas, de acordo com as previsões do Instituto Português...

Famalicãohá 6 horas

Rali de Famalicão vai provocar diversos condicionamentos no trânsito. Conheça as ruas afetadas

No seguimento da realização da edição 2025 do Rali de Famalicão, a Câmara Municipal alerta para uma série de alterações...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Presidente da Câmara discute possível despedimento coletivo na Coindu com o sindicato

O Sindicato representativo dos trabalhadores da COINDU, o Sindicato das Indústrias e Afins -SINDEQ, pediu uma reunião à Camara Municipal...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Conheça o cartaz para esta edição das Festas Antoninas

As Festas Antoninas, um dos maiores eventos do concelho de Famalicão, estão de regresso entre os dias 06 e 13...

Regiãohá 8 horas

Trofa: Festival BeLive regressa em junho com Diogo Piçarra e DJ oficial de Anitta

A Trofa está em festa, entre os dias 24 e 26 de julho, para mais uma edição do Festival BeLive,...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Mercado das Camélias abre as portas a 01 de junho

A Casa do Empresário em Vila Nova de Famaicão recebe, no dia 01 de junho o Mercado das Camélias, um...

Paíshá 10 horas

Norte: ASAE instaura processo-crime a veterinário ilegal

A ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) instaurou um processo-crime por usurpação de funções no exercício ilegal de Medicina...

Desportohá 11 horas

Famalicão: Alunos da PatinAVE sobem ao pódio na Liga Minhotos

Os alunos da Academia de Patinagem do Ave, PatinAVE, estiveram em competição no último fim de semana na Liga Minhotos...

Arquivo

Mais Vistos