Siga-nos nas redes

País

Assembleia da República debate hoje legalização da canábis para consumo pessoal

Publicado

em

A Assembleia da República debate hoje os projetos de lei do Bloco de Esquerda (BE) e da Iniciativa Liberal (IL) para legalização da canábis para consumo pessoal, um agendamento potestativo dos bloquistas.

A fixação da ordem do dia foi pedida pelo BE, que volta assim a insistir legalização da canábis para uso recreativo, tendo a IL decidido ir “a jogo” e arrastar o seu projeto de lei para o debate que decorre esta tarde no plenário do parlamento.

De acordo com o projeto de lei do BE, e conforme noticiado pela agência Lusa, os bloquistas propõem a “legalização da canábis para consumo pessoal não-medicinal, passando a lei a regular os aspetos da produção e do cultivo, da comercialização, da aquisição, detenção e consumo da planta ou derivados”.

O BE quer que “o consumo, o cultivo, a aquisição ou detenção, para consumo pessoal, de plantas, substâncias ou preparações de canábis” deixem de “constituir ilícito contraordenacional ou criminal”.

Os bloquistas pretendem também que seja “permitido o comércio de canábis e de produtos derivados da planta com efeitos psicoativos em estabelecimentos autorizados e licenciados para o efeito” (que podem também vender através da internet), mas fica proibida a “venda de canábis sintética ou misturada com produtos que procuram potenciar o efeito psicoativo” ou “enriquecida com aromas, sabores ou aditivos”.

O partido sugere igualmente “a possibilidade de cultivo para consumo pessoal, impondo-se um limite de cinco plantas de canábis”, não sendo permitida a venda a menores de idade ou pessoas com anomalia psíquica.

De acordo com o projeto de lei do BE, o consumo de canábis é proibido “em espaços fechados e alguns locais públicos, nomeadamente junto de parques infantis”, aplicando as restrições previstas para o tabaco.

Quanto ao Estado, “deve regular todo o circuito de cultivo, produção e distribuição”, criar “um imposto especial sobre a venda de produtos de canábis para fins recreativos e define o preço recomendado por grama, equiparando ao preço médio praticado no mercado ilegal, de forma a combater o tráfico”.

É precisamente na questão do Estado que, à agência Lusa, o deputado único da IL, João Cotrim Figueiredo, diferenciou a iniciativa dos liberais – que já estava no programa político do partido – para a “legalização responsável” da canábis para consumo pessoal, que também prevê o auto-cultivo com limites, a proibição de venda a menores de 18 anos e perto de escolas.

Assim, segundo Cotrim Figueiredo, os liberais vão “a jogo com uma lógica diferente da do Bloco de Esquerda”.

“Vamos com muito menos intervenção do Estado, sem intervenções no tabelamento de preços ou na exclusividade da comercialização ou até na variedade dos produtos transformados da canábis”, contrastou.

Os liberais reconhecem que o Estado “tem aqui um papel a desempenhar”, mas apenas “nos mesmos termos que a lei que já existe e que regula, por exemplo, o cultivo, a transformação e a comercialização do tabaco”, dando a todos esses operadores nesse mercado “responsabilidades específicas no que diz respeito ao cultivo, à rotulagem, à informação que tem de disponibilizar e aos avisos de saúde”.

“Tudo isso será aplicável à canábis também a partir do momento em que essa substância saia da lista de substâncias proibidas”, acrescentou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Saída da Avenida Marechal Humberto Delgado esteve cortada após derrame na via

O derrame de uma substância oleosa levou ao corte do trânsito num segmento da Avenida Marechal Humberto Delgado, que faz...

Desportohá 8 horas

“Não esperávamos chegar tão longe”. Mafalda Mesquita e Tiago Costa nadaram mais rápido e foram campeões na Roménia

Famalicão já nos habituou a resultados desportivos de excelência e uma das modalidades que mais pódios e medalhas traz para...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Fundação Cupertino de Miranda lamenta morte do artista plástico Sergio Lima

A Fundação Cupertino de Miranda, de Famalicão, lamentou hoje o falecimento de Sergio Lima, artista brasileiro que está representado na...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Sofia Correia toma  posse como coordenadora das Mulheres Socialistas

Sofia Correia tomou  posse, esta semana,  como coordenadora das Mulheres Socialistas, Igualdades e Direitos de Famalicão, na sequência dos resultados...

Desportohá 10 horas

FC Famalicão apresenta amanhã o plantel e novo equipamento no centro da cidade

Este sábado, o Futebol Clube Famalicão apresenta o plantel 2024/2025. A festa vai acontecer na Praça Cupertino de Miranda, no...

Famalicãohá 12 horas

Dia dos Avós celebrado no Santuário de Nossa Senhora do Carmo

Foram cerca de 300 os séniores que se reuniram nesta Sexta feira, dia em que se comemora o Dia Mundial...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Campo de Jogos da Breia em Vermoim de cara lavada e com novo regulamento

A Junta de Freguesia de Vermoim procedeu à limpeza e manutenção do Campo de Jogos da Breia.”Foram substituídas as balizas...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Programa Casa Feliz ajuda mais 10 famílias a melhorar as suas habitações

O programa municipal “Casa Feliz” vai ajudar mais 10 famílias famalicenses a realizar obras nas suas habitações. Os novos apoios...

Desportohá 15 horas

Diário da Volta a Portugal, dia 3

A Volta a Portugal é na Fama Rádio. Acompanhe aqui o resumo diário do repórter Armando César, referente à última...

Regiãohá 15 horas

Santo Tirso: mulheres que burlavam idosos detidas pela GNR. Duas ficaram em prisão preventiva

A GNR  deteve, no passado dia 23 de julho,  três mulheres, com idades compreendidas entre os 34 e os 58...

Arquivo

Mais Vistos