Siga-nos nas redes

País

Qualquer documento oficial será aceite para votar nas Europeias este domingo

Publicado

em

Os cidadãos que pretendam votar em mobilidade têm de apresentar um documento oficial com fotografia atualizada em qualquer mesa de Portugal continental, regiões ou estrangeiro, segundo o porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Votar em mobilidade “significa que em vez de ter de se deslocar à sua mesa de voto habitual onde está recenseado, tem a faculdade de, se o desejar e sem prejuízo de manter as suas rotinas de sempre, poder ir a outro sítio” fazê-lo, disse à Lusa Fernando Anastácio, porta-voz da CNE.

Agora, para realizar o voto em mobilidade nas eleições europeias de 09 de junho, ou seja, em qualquer mesa de voto do país ou do estrangeiro, o cidadão terá de apresentar qualquer documento oficial com fotografia atualizada, lembrou o responsável, dando o exemplo do passaporte, carta de condução ou bilhete de identidade.

A aplicação digital do Cartão de Cidadão também pode ser utilizada.

Além disso, através do portal do eleitor (www.portaldoeleitor.pt) é possível saber onde ficam as mesas voto mais perto e a sua afluência em tempo real, destacou o porta-voz da CNE.

“Qualquer pessoa recenseada pode votar em Portugal continental, regiões e até no estrangeiro”, referiu.

Se uma pessoa estiver recenseada no Algarve e de férias em Paris poderá votar, tendo apenas de apresentar o documento oficial com fotografia atualizada.

“Vota na rede consular” e para tal basta consultar a página da CNE, adianta. A votação no estrangeiro decorre nos dias 08 e 09 de junho.

Quanto a um reforço do número de boletins de voto disponíveis nas mesas, Fernando Anastácio disse que, “mesmo que não houvesse voto em mobilidade, as mesas recebem sempre 20% acima dos votos dos eleitores que estão inscritos”.

Por exemplo, “se uma mesa tem 1.200 eleitores, recebe 1.500 boletins de voto”, ilustrou, referindo que isso acontece em todo país.

“Há mecanismos que estão organizados” que afastam qualquer problema de logística de eventual falta de boletins de voto numa determinada mesa de voto, reforçou.

Segundo “as projeções e a organização que a secretaria-geral do Ministério da Administração Interna tem sobre isso organizado com as câmaras, o material para votos será o suficiente para todos os sítios”, asseverou.

Nos sítios “onde há uma previsão de que possa haver um maior aglomerado estão criados os mecanismos para que não faltem boletins de voto”, prosseguiu, garantindo que essa “não é a preocupação dominante”.

A maior preocupação é que “todos os sistemas funcionem do ponto de vista das comunicações, essa é que é a novidade”, rematou.

As assembleias de voto abrem no domingo às 08:00 e fecham às 19:00.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 19 minutos

Mulher de 28 anos morre, marido português e filhos ficam feridos após acidente na Galiza

Um homem português ficou gravemente ferido e sua mulher, de nacionalidade espanhola, perdeu a vida na sequência de um violente...

Famalicãohá 46 minutos

Famalicão: Despiste em Gavião faz um ferido

Uma pessoa ficou ferida, ao início da tarde desta quinta-feira, na sequência do despiste de um veículo ligeiro, na rua...

Regiãohá 59 minutos

Suspeitos de vários roubos detidos após furto de bicicleta em Vila do Conde

A Divisão Policial de Vila do Conde levou a cabo a detenção de três homens, com idades entre os 30...

Paíshá 2 horas

Meios de combate a incêndios reforçados: Quase 9 mil operacionais e 33 meios aéreos

Os meios de combate a incêincndios rurais vão ser reforçados a partir de hoje, passando a estar em permanência no...

Desportohá 3 horas

Sub-23 do FC Famalicão vencem Estoril Praia por 2-0 na Taça Revelação

A equipa sub-23 de futebol do FC Famalicão abriu, esta quinta-feira, a disputa pela Taça Revelação, protagonizando o jogo inaugural...

Barceloshá 3 horas

Barcelos: Festas em Honra de Nossa Senhora da Salvação realizam-se este fim de semana

A freguesia de Gilmonde, em Barcelos, está em festa, entre esta sexta-feira e domingo, para celebrar as estas em Honra...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão promove inclusão através do emprego e formação entre os mais vulneráveis

O Município de Famalicão encontra-se em fase de promoção do projeto CLDS 5G “SER… Feliz em Famalicão” (Contrato Local de...

Desportohá 5 horas

Irmãs famalicenses Diana e Carolina Martins brilharam na Rampa da Falperra

No último fim de semana cumpriu-se a apresentação das irmãs famalicenses Diana e Carolina Martins na prova da Rampa da...

Bragahá 5 horas

Feiras Francas de Fafe iniciam-se esta quinta-feira. David Carreira e Augusto Canário garantem a animação

Estão de regresso, esta quinta-feira, as Feiras Francas de Fafe, que trazem artesanato, gastronomia e muita animação ao Parque da...

Paíshá 6 horas

Administração pública em greve esta sexta-feira. Funcionamento das escolas e hospitais pode ser afetado

Os trabalhadores da Administração Pública vão estar em greve no dia 16 de maio e são esperados impactos em serviços...

Arquivo

Mais Vistos