Siga-nos nas redes

País

Governo anuncia nova série de Certificados de Aforro.

Publicado

em

O Ministério das Finanças anunciou, esta sexta-feira, que aprovou a “criação da ‘Série F’ de Certificados de Aforro”, que irá substituir a ‘Série E’. O anúncio surge após ter sido revelado pela Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) que “a subscrição de Certificados de Aforro (CA) da série E foi suspensa”.

Segundo o ministério tutelado por Fernando Medina, a subscrição para a nova série estará disponível a partir da próxima segunda-feira, 5 de junho.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“A nova Série permitirá a aplicação da poupança por um prazo mais longo, 15 anos, e prevê uma remuneração crescente ao longo do tempo, através de um prémio de permanência”, acrescentou o Ministério das Finanças, num comunicado enviado às redações.

A tutela acrescenta ainda que, “nos termos da portaria a publicar em Diário da República, a taxa base aplicável à ‘Série F’ é determinada mensalmente, no antepenúltimo dia útil do mês, para vigorar durante o mês seguinte”.

A taxa base corresponde “à média dos valores da Euribor a três meses observados nos 10 dias úteis anteriores, sendo o resultado arredondado à terceira casa decimal”, mas “não poderá ser superior a 2,50% nem inferior a 0%”.

No seu lançamento, a taxa base da nova série F será de 2,5% e a “estrutura de prémios de permanência crescentes começa em 0,25% entre o 2.º e o 5.º anos”, permitindo “atingir 1,75% adicionais à taxa base nos últimos 2 anos do prazo máximo de subscrição”.

Em relação à Taxa Interna de Rentabilidade (TIR) da nova série, “considerando os prémios de permanência, é muito semelhante à rentabilidade obtida atualmente com Obrigações do Tesouro para o mesmo prazo de 15 anos.”

O ministério assegura ainda que a “criação da nova série F realinha a remuneração dos certificados de aforro com a remuneração das restantes fontes de financiamento da República Portuguesa” e “além de promover a coerência da remuneração entre os vários instrumentos de financiamento,” permitirá ainda “distribuir de forma mais equilibrada as amortizações de dívida por diferentes anos, assim contribuindo para a gestão prudente da dívida pública”.

“A portaria estabelece ainda que o mínimo de certificados por conta de aforro é de 100 unidades e o máximo será de 50.000 unidades. Adicionalmente, a portaria define um máximo de certificados da ‘série F’ acumulado com certificados da ‘série E’ por conta aforro – 250.000 unidades”, anunciou o Governo.

Na mesma nota, o Ministério das Finanças explicou também que “os limites de subscrição da nova Série têm por fim contribuir para a eficiência e sustentabilidade da dívida pública portuguesa, podendo ser ajustados, caso tal venha a revelar-se compatível com o objetivo de gestão prudente da dívida pública”.

Em janeiro, o valor aplicado em Certificados de Aforro atingiu o máximo desde 1998, ascendendo a 22.534 milhões de euros, segundo dados divulgados hoje pelo Banco de Portugal (BdP).

A série E tem tido muita procura, segundo os dados, com um juro calculado com base numa fórmula que não pode resultar numa taxa base superior a 3,5%.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 22 minutos

Mensagens fraudulentas com propostas de trabalho preocupam operadoras

O envio de mensagens fraudulentas com propostas de trabalho, alegadamente associadas a empresas como a Meta ou TikTok, tem vindo...

Famalicãohá 1 hora

Limpeza das matas e terrenos deve ser feita até 30 de abril

Os proprietários têm de limpar terrenos agrícolas e florestais até 30 de abril, para prevenir fogos rurais, mas meteorologia adversa...

Desportohá 1 hora

Foi apresentado esta sexta-feira o Rally de Famalicão 2024

A casa do território encheu para conhecer as novidades deste ano de uma prova que pretende ser uma referência a...

Famalicãohá 2 horas

João Nascimento é o novo Presidente da Assembleia Municipal

João Nascimento, do CDS/PP, foi eleito presidente da Assembleia Municipal. A eleição decorreu na noite desta sexta-feira, no decurso dos...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Roteiro da Liberdade em Riba de Ave adiado. Espera-se nova data

O Município de Famalicão anunciou, esta sexta-feira, o adiamento do evento Roteiro da Liberdade, agendado para este sábado, na vila...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Chuva ao longo do dia e descida das “mínimas” para este sábado

Famalicão espera, este sábado, mais um dia de chuva, cuja previsão se deverá prolongar ao longo de todo o dia...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Colisão em Pousada de Saramagos faz um ferido

Uma pessoa ficou ferida na sequência de uma colisão rodoviária na Avenida Rio Pele, nas imediações do Lidl em Pousada...

Desportohá 18 horas

FC Famalicão: Gustavo Assunção fala na recente evolução do clube

Com a aproximação de mais um jogo desta reta final de mais uma edição da I Liga, Gustavo Assunção, do...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Homem e mulher detidos com haxixe e liamba

No decurso de um patrulhamento automóvel, no dia 24 de abril, na cidade de Vila Nova de Famalicão, elementos da...

Famalicãohá 19 horas

Alunos de Famalicão brilham no maior evento para jovens bailarinos mundo em Nova Iorque

Lara Vilaça, Duarte Mellot e Dalila Navio, alunos da ARTIS – Academia de Bailado de Vila Nova de Famalicão regressaram...

Arquivo

Mais Vistos