Economia
Hotéis marcados através de agências de viagens não dão desconto no IVAucher

Quem reservar as férias através de agências de viagens não poderá acumular o respetivo IVA (6% do valor total) do alojamento em que ficar através do IVAucher.
Segundo o jornal ECO, apesar dos gastos em hotéis, hostels ou alojamento local estarem incluídos no programa, o facto das agências de viagens terem uma classificação de atividade económica (CAE) diferente, não permite usufruir do desconto.
Porém, se a reserva for feita através de uma plataforma eletrónica, o IVA já será acumulado uma vez que a fatura é emitida pelo alojamento em causa, o qual tem o CAE relativo ao setor do alojamento. Se reservar diretamente junto do alojamento, aí não há dúvida de que o IVA será acumulado.
O ECO recorda que, no caso das agências de viagens, a fatura é emitida pelas próprias agências e não pelo alojamento em si, dado que os seus produtos costumam ser vendidos em pacote, como por exemplo, hotel + voo.
De fora deste programa fica. assim, um dos setores mais afetados pela pandemia, mas segundo adianta o ECO, na decisão do Governo esteve o facto do objetivo do IVAucher ser um estímulo ao consumo interno, enquanto as agências de viagens são maioritariamente vocacionadas para viagens fora do país.

-
Famalicãohá 1 semana
FC Famalicão no ‘Top 3’ dos clubes que utiliza mais jogadores do escalão sub-20
-
Bragahá 6 dias
Norte: PJ desmantela rede internacional de branqueamento após buscas nos distritos de Braga e Porto
-
Barceloshá 3 dias
Homem de 67 anos detido por suspeita de violência doméstica em Barcelos
-
Póvoa de Varzimhá 1 dia
Póvoa de Varzim: Mulher abordada pela GNR com mais de 500 artigos contrafeitos