Em entrevista ao jornal Público, o coordenador do projeto Covid19 Insights, Pedro Simões Coelho, revelou alguns dados importantes sobre a pandemia de Covid-19 e, sobretudo, sobre as consequências positivas do processo de vacinação na vida económica do país.
Através do projeto desenvolvido, foi possível estimar que a vacinação “poderá ter reduzido quase 18 mil dias de internamentos, dos quais mais de três mil em cuidados intensivos. Estimamos que a vacinação poderá ter poupado mais de 700 vidas neste período”, refere o responsável.
Pedro Simões Coelho conclui ainda que a redução de internamentos já poupou ao Serviço Nacional de Saúde mais de cinco milhões de euros.
“Estes 5 milhões de euros não podem deixar de nos impressionar, mas são apenas a ponta do iceberg. Existem muitos outros benefícios económico indiretos que resultam de termos tido menos pessoas doentes e menos pessoas internadas, nomeadamente o facto das pessoas terem continuado a trabalhar, a participar no mercado do trabalho e a ser produtivos para a sociedade”, finalizou o coordenador.