O Papa Francisco manifestou hoje desejo de que o Congresso Eucarístico Nacional, que se realiza entre sexta-feira e domingo em Braga, represente um passo em frente na vida da Igreja.
“Quero saudar-vos e quero animar-vos, para que unam forças para que este Congresso Eucarístico seja uma continuidade na vida da Igreja”, afirma Francisco numa mensagem em vídeo dirigida aos participantes no congresso e divulgada pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
“Sigam em frente. Não tenham medo”, exortou.
O V Congresso Eucarístico Nacional tem como lema “Partilhar o Pão, Alimentar a Esperança” e conta, até ao fim da manhã de hoje, com 1.380 participantes inscritos.
Ao longo de três dias, os delegados irão participar em sessões com intervenção, entre muitos outros, de Corrado Maggioni, presidente do Pontifício Comité para os Congressos Eucarísticos Internacionais, dos arcebispos de Braga e de Évora, José Cordeiro e Francisco Senra Coelho, respetivamente, ou do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), José Ornelas. A sessão de abertura contará com a presença do núncio apostólico em Portugal, Ivo Scapolo.
Os trabalhos, que decorrem principalmente no Fórum Braga, terminam no domingo, dia 02, com uma peregrinação ao Sameiro, que terminará com uma missa presidida pelo cardeal José Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação da Santa Sé, e que é o enviado especial do Papa a este congresso.
Segundo as autoridades, são esperados nesta missa cerca de 150 mil peregrinos vindos de todas as dioceses do país, o que obriga a uma logística especial em articulação com as forças de segurança, a Proteção Civil e a Câmara de Braga.
“Esta peregrinação ao Sameiro é habitual, mas, este ano, vai atingir proporções gigantescas porque deixou de ser apenas arquidiocesana e vai ser uma peregrinação nacional”, admitiu o presidente da Confraria de Nossa Senhora do Sameiro, cónego José Paulo Abreu, citado na página da arquidiocese de Braga na internet.