O SNS 24 já atendeu perto de 1,2 milhões de chamadas este ano, quase o dobro do mesmo período do ano passado, em que foram atendidas mais de 615 mil chamadas.
“Janeiro foi o mês com mais atendimentos, ultrapassando os 271 mil, seguido de março, com mais de 264 mil chamadas e abril registou mais de 257 mil atendimentos.
Já neste mês de maio, até dia 23, foram atendidas mais de 200 mil chamadas”, lê-se num comunicado dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Em média, segundo a nota, o SNS 24 atendeu, por dia, cerca de 8.200 chamadas este ano.
De notar que, através do contacto telefónico para o SNS 24, “o Serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento avalia e orienta os cidadãos perante um problema de saúde não emergente, por exemplo, tosse, febre, dor ligeira a moderada, náuseas, entre outros”, destaca o comunicado.
Quanto à triagem, é feita de acordo com a situação clínica e o respetivo encaminhamento para o nível de cuidados adequado – autocuidados, cuidados de saúde primários, serviços de urgência, INEM ou Centro de Informação Antivenenos.
“Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde têm promovido campanhas de comunicação e literacia em saúde, que procuram sensibilizar os cidadãos para o uso adequado dos serviços de saúde, para que não recorram às urgências sem a referenciação prévia do SNS 24”, termina a nota.