Siga-nos nas redes

País

Drones já ajudam a no combate aos incêndios em Portugal

Publicado

em

 Um ‘drone’ que combate incêndios com uma mangueira de um autotanque foi, esta quarta-feira, apresentado na Lousã, mas os coordenadores do projeto admitiram que o protótipo ainda terá um caminho a percorrer até se tornar viável.

O projeto, denominado SAP (sistema de agulheta portante), arrancou em 2019, com financiamento europeu, e agregou num consórcio três empresas e a Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) da Universidade de Coimbra.

Ao longo de quatro anos, o consórcio, liderado pela Jacinto, empresa de Esmoriz dedicada à produção de veículos de combate a incêndios, procurou desenvolver um ‘drone’ que pudesse atuar em contexto de combate a incêndios florestais, quando o foco destas aeronaves não tripuladas tem sido a prevenção e deteção de fogos, aclarou o coordenador, Jacinto Oliveira.

O ‘drone’ carrega uma mangueira ligada a um autotanque, com o próprio jato de água a contribuir para a aeronave manter-se no ar, e permite realizar o combate às chamas “à distância”, através de comando de um operador, ou até assegurar o rescaldo numa área predefinida e, nesse caso, fazê-lo de “forma autónoma”, de forma a poupar os bombeiros, que, nessa fase, “estão mais cansados”, explicou o sócio-gerente da Jacinto, durante a apresentação do SAP, que decorreu nas instalações da ADAI.

No entanto, ao longo do projeto, a equipa considerou que o ‘drone’, com algumas limitações em contexto rural, face ao declive e à vegetação, poderá ter uma maior aplicação em incêndios urbanos, nomeadamente no combate em prédios ou em infraestruturas industriais, salientou.

Nesse sentido, Jacinto Oliveira considerou que ainda há um caminho a percorrer até tornar o projeto viável, nomeadamente na adaptação da agulheta para um contexto de incêndios urbanos.

“É preciso desenvolver uma agulheta horizontal [o ‘drone’, neste momento’ só consegue direcionar a água na vertical]. Talvez mais ano e meio e um valor de 50 a 60 mil euros seja o suficiente para fazer essa pequena adaptação, porque a base já está feita”, esclareceu.

Segundo o responsável, o sistema poderá ser vendido, quando validado, por 25 a 30 mil euros.

Salientou igualmente que o valor poderia ser “esmagado” caso houvesse uma industrialização do produto.

Também o investigador sénior da ADAI, Carlos Viegas, admitiu algumas limitações do projeto e considerou que “há um longo caminho a percorrer”.

Apesar disso, foi já possível avançar com processo internacional de patente para dois sistemas desenvolvidos para este drone, que, ao contrário, de outros protótipos, é mais leve e menos complexo de operar.

“É uma prova de conceito e vai levar trabalho para ser um produto que possa ser comercializado, mas já foi feito um caminho importante nesse sentido”, salientou Carlos Viegas.

No final da apresentação do projeto, o ‘drone’ foi testado num ambiente controlado no Aeródromo Municipal da Lousã e apagou um pequeno incêndio.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 4 horas

Corpo encontrado em Gaia comparado com o de jovem de 26 anos desaparecido desde 03 de dezembro. Família não perde a esperança

Depois de avançada a notícia do aparecimento do corpo de um homem em avançado estado de decomposição, na praia da...

Economiahá 5 horas

Já está disponível a FAMA PLAY – a primeira versão do novo serviço interativo da Fama Rádio e Televisão

Foi lançada nesta quinta-feira, 19 de dezembro, a primeira versão da nova aplicação interativa da Fama Rádio e Televisão. A...

Paíshá 6 horas

Roubo de cordão de ouro leva à detenção de 4 pessoas em Vila Nova de Gaia

Militares da Guarda Nacional Republicana procederam á detenção de quatro pessoas na sequência de um crime de roubo. De acordo...

Paíshá 7 horas

Entregas de Natal comprometidas após greve dos trabalhadores da distribuição a 24 e 31 de dezembro

Os trabalhadores da distribuição convocaram uma greve para os dias 24 e 31 de dezembro, em luta por aumentos salariais,...

Famalicãohá 8 horas

Meteorologia: Famalicão espera sol, céus limpos e máximas de 13 graus esta sexta-feira

Famalicão espera uma sexta-feira de sol e céus limpos, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: novos parques verdes do Pelhe e de Sinçães Norte arrancam no próximo ano

A Câmara de Famalicão vai arrancar no próximo ano com a construção do Parque de Pelhe e do Parque Urbano...

Famalicãohá 9 horas

GNR deteve homem de Famalicão suspeito traficar cocaína e heroína na zona do Porto

Uma operação da GNR de Santo Tirso levou militares desta força a Famalicão e ao Bairro do Lagarteiro, no Porto,...

Famalicãohá 10 horas

Mau tempo: deslizamento de terras provoca estragos em Joane

Um deslizamento de terras na noite desta quarta-feira, em Joane, inundou ruas de lama e de detritos, que chegaram também...

Paíshá 11 horas

Iniciativa “Ligue Antes, Salve Vidas” já retirou mais de 300 mil doentes não prioritários das urgências dos hospitais

Cerca de 350 mil doentes foram retirados das urgências hospitalares desde que o projeto ‘Ligue Antes, Salve Vidas’, que obriga...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: O Grupo Motard Vale Sobre Rodas quer “Fazer as Crianças Sorrir” neste Natal

O Natal é tempo de partilha, de união e de pequenos gestos que fazem uma grande diferença. Inspirados por este...

Arquivo

Mais Vistos