Portugal continental, Madeira e Açores enfrentam, hoje e durante o fim de semana, níveis de risco elevado a muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O IPMA prevê ainda uma subida gradual das temperaturas em Portugal continental nos próximos dias. A escala de radiação UV varia entre cinco níveis, de baixo a extremo.
Para regiões com risco muito elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, além de evitar a exposição solar das crianças. Em zonas de risco elevado, aconselha-se igualmente óculos de sol, chapéu, t-shirt e protetor solar. Em caso de risco extremo, a exposição ao sol deve ser evitada ao máximo.
Para hoje e o fim de semana, o continente terá céu pouco nublado, vento fraco e uma ligeira subida da temperatura máxima nas regiões Norte e Centro. As temperaturas mínimas oscilarão entre 9ºC (Bragança) e 16ºC (Faro e Setúbal), enquanto as máximas variarão entre 22ºC (Aveiro) e 31ºC (Beja).
Na Madeira, espera-se céu parcialmente nublado, com aguaceiros fracos na vertente norte e terras altas hoje e no sábado, e vento fraco a moderado. No Funchal, as temperaturas estarão entre 19ºC e 25ºC, e no Porto Santo, entre 18ºC e 23ºC.
Nos Açores, o IPMA prevê céu muito nublado, com períodos de chuva fraca ou chuvisco e vento geralmente fraco. As temperaturas no arquipélago oscilarão entre 16ºC e 25ºC.