Siga-nos nas redes

País

Número de linces ibéricos aumentou 19% no último ano

Publicado

em

O número de linces na Península Ibérica aumentou 19% em 2024 e alcançou os 2.401 animais, segundo o censo anual realizado pelas entidades espanholas e portuguesas que integram o projeto de recuperação da espécie.

Segundo o resultado do censo divulgado hoje, o número de linces ibéricos passou de 2.021 em 2023 para 2.401 em 2024, ano em que nasceram 844 novos animais.

O censo de 2024 identificou 1.557 linces adultos, sendo 470 fêmeas reprodutoras, mais 64 do que em 2023.

Os responsáveis e cientistas do projeto LIFE LynxConnect, de recuperação do lince ibérico, que esteve à beira da extinção no início deste século, consideram que para alcançar um “estado de conservação favorável” será necessário chegar a entre 4.500 e 6.000 indivíduos, com pelo menos 1.100 fêmeas reprodutoras.

Os projetos de conservação do lince ibérico, maioritariamente financiados por programas europeus LIFE, têm mais de 20 anos e o número total de animais passou de menos de 100 em 2002 para mais de 2.000 em 2023. Em 2024, a espécie deixou de ser classificada “em risco” para passar a “vulnerável” na Lista Vermelha elaborada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

Os números do censo hoje divulgado confirmam “uma tendência demográfica positiva e contínua nos últimos 20 anos de seguimento e ações com vista a reduzir o risco de extinção” do lince ibérico, destacou o Ministério para a Transição Ecológica e Desafio Demográfico (MITECO) do Governo de Espanha, num comunicado.

Em 2024 foram identificados 2.047 linces em Espanha e 354 em Portugal, no Vale do Guadiana (eram 291 no censo anterior).

Para além desta população em Portugal, há outras nas regiões espanholas de Castela La Mancha (942 linces), Andaluzia (836), Extremadura (254) e Múrcia (15), algumas delas já com núcleos de interligação entre si.

Em 2024 morreram também 214 linces, 162 deles por atropelamento em estradas, numa taxa de mortalidade por causas não naturais “ainda relevante”, que é necessário combater, realçou o MITECO.

“A população de lince continua a expandir-se, tanto numérica como territorialmente. São já 17 as áreas geográficas diferentes em que a espécie se reproduz. A tendência da população é positiva e contínua desde 2015, o que permite consolidar a redução do risco de extinção do lince ibérico”, lê-se no mesmo comunicado de hoje do MITECO.

O ministério espanhol sublinhou a evolução “ainda mais destacável” dos últimos anos, desde 2020, quando foram identificados 1.111 animais.

Apesar dos “bons resultados” do projeto de recuperação do lince ibérico, que “se está a converter num dos melhores exemplos de êxito de um programa de conservação de espécies ameaçadas”, “são ainda vários os desafios a que é preciso fazer frente para garantir” que se elimina o risco de extinção, salientou o MITECO.

O projeto de recuperação e conservação do lince ibérico passou, numa primeira fase, pela reprodução em cativeiro de animais, com os primeiros a serem libertados na natureza em 2011.

Desde então e até 2014 foram libertados 403 animais nascidos em cativeiro.

O projeto de recuperação e conservação do lince ibérico envolve diversas entidades públicas e privadas em Portugal e Espanha.

Em Portugal, a coordenação cabe ao Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Póvoa de Varzimhá 3 horas

São Pedro da Póvoa de Varzim promete duas 2 semanas de animação diária

 A Câmara da Póvoa de Varzim, do distrito do Porto, vai investir, este ano, mais de 500 mil euros na...

Paíshá 4 horas

Portugal espera concentração elevada de pólen na atmosfera a partir desta sexta-feira

Segundo o Boletim Polínico divulgado hoje pela Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), a concentração de pólen na...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Coindu justifica lay-off de 237 trabalhadores: “Situação de crise” grave

A Coindu justificou a sua decisão de avançar com o despedimento coletivo de 123 trabalhadores e o ‘lay-off’ de 237...

Guimarãeshá 6 horas

Já foi encontrado o homem de 96 anos desaparecido em Guimarães

Já foi encontrado com vida, Francisco Silva, o homem de 96 anos desaparecido em Guimarães, visto pela última vez na...

Famalicãohá 6 horas

Calor: Temperaturas vão ultrapassar os 30 graus na próxima semana

Depois de alguns dias com temperaturas mais amenas, os termómetros aproximam-se dos valores do verão a partir da próxima semana,...

Regiãohá 7 horas

Vila do Conde: 1 milhão de euros para reabilitação das zonas ribeirinhas

A autarquia de Vila do Conde anunciou um investimento de um milhão de euros para a recuperação do muro e...

Sociedadehá 8 horas

Famalicão: Competição dupla de BTT e corrida em trail em Avidos a 07 de junho

A Associação Cultural e Recreativa de Avidos – A.Cu.R.A. convida para os eventos “Ribeira de Geremtrail Experience” e “Resistência 3h...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Motards de Fradelos celebram 1.º aniversário do seu coletivo com festa solidária

O coletivo motard “Fumarentas do Asfalto” do concelho de Famalicão convida para o seu 1.º aniversário, que se realiza no...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Nossa Senhora do Parto vai abençoar grávidas em Seide S. Paio. Festa vai durar 3 dias

A freguesia de Seide S. Paio, em Famalicão, está em festa entre os dias 13 e 15 de junho para...

Desportohá 11 horas

FC Famalicão: Gustavo Sá, Rodrigo Pinheiro e Mathias Amorim convocados para disputar o Europeu sub-21

Três talentos do FC Famalicão foram convocados para vestir a camisola da Seleção Nacional sub-21 no Campeonato da Europa, que...

Arquivo

Mais Vistos